Alegrai-vos

Um dia destes estava numa igreja orando e meditando e de repente uma cena prendeu minha atenção. Uma jovem e um menino estavam parados em frente à imagem de Jesus Ressuscitado. Ambos olhavam para Jesus, a jovem rezava e o menino olhava para Ele e sorria. Eu os observava e fiquei imaginando Jesus sorrindo-lhes de volta. E refleti que no evangelho encontramos em diversas passagens este pedido aos cristãos: alegrai-vos! Lembrei-me também de alguns encontros de Jesus narrados no evangelho em que podemos nas suas entrelinhas ver a imagem de Jesus sorrindo. Sorriu ou não sorriu Jesus para o surpreso Zaqueu ao se convidar para jantar na casa dele? Sorriu ou não sorriu Jesus ao agradecer pela da cesta de pão e peixe ofertada por um menino e com a qual Ele realizou o milagre da multiplicação e alimentou uma multidão? E nas diversas ocasiões em que Ele se hospedava na casa dos amigos Lázaro, Maria e Marta? Pode-se imagina-Lo conversando e sorrindo na companhia deles. E existe aquele momento em que não resta dúvida que Jesus acompanhado de sua mãe se divertiu a valer na festa das bodas de caná. “Alegrai-vos” é o que pede-nos Jesus ao proclamar o sermão da montanha, mesmo em meio a duras provações, pois é para os que o ouvem e praticam sua palavra que pertence o reino dos céus. Agora, sempre que eu vou à igreja, com discrição fico observando a expressão das pessoas diante de Jesus esperando captar um sorriso – é claro que ao olhar para uma criança, isto é mais fácil de acontecer. Quanto a mim, mesmo que eu esteja triste, relembro o pedido de Jesus: “alegrai-vos!” e ao sorrir sinto-me renovada e confiante. É sorrindo para Jesus que experimentamos a verdadeira paz e vemos nossas perturbações se dissiparem.