Máscaras

A cada novo dia, as pessoas acordam, vestem suas roupas e se preparam para o trabalho. Com a lembrança do dia anterior ainda fresca, é hora de escolher a peça mais importante a ser usada durante o dia: a máscara.

Policiais em serviço, normalmente, escolhem uma máscara sisuda. Não é bom que uma pessoa cujo trabalho é servir e proteger tenha estampado um sorriso bobo no rosto. Advogados escolhem uma máscara com aparência mais séria, sensata. Talvez para ficar mais fácil de manipular pessoas e situações durante o dia. Modelos, como de costume, utilizam uma máscara alegre. Talvez estejam até com fome, se pararmos pra pensar nas esqueléticas formas que vemos estampadas em revistas, mas o contrato faz com que a máscara alegre perdure.

Há quem fique em dúvida em qual máscara usar. Esses são os inconstantes. Uma hora triste, outra hora alegre. Uma hora cansado, outra hora disposto. Provavelmente esse seja o tipo mais comum. Obviamente, há quem utilize diversas máscaras ao redor do dia por livre vontade. Apenas para ser atencioso com algumas pessoas e antipático com o resto. Esses são os famosos ‘duas caras’. Duas, três, quatro. Depende da pessoa e da quantidade de máscaras que ela consegue carregar consigo. Essas pessoas, inclusive, são habilidosas. Conseguem trocar de máscara sem ao menos mover um dedo.

Mas é inevitável. Todo mundo usa ao menos uma máscara. Seja para reprimir um sentimento, ocultar um sofrimento, esconder um pensamento. Mas todos, sem exceção, temos uma máscara sem a qual não conseguiríamos viver. Todavia, uma hora a máscara cai e revela a nudez atrás dela. É compreensível sentir-se nu sem nosso escudo protetor. Essas máscaras só servem para mostrar aos outros algo que não somos, que queremos ser ou que achamos ser. O que somos realmente, esconde-se por trás de máscaras, por trás de nomes, por trás de uma infinidade de artifícios que utilizamos para esconder nosso verdadeiro ‘eu’. Talvez sejamos assim porque ninguém iria nos compreender. Ninguém, provavelmente, nos aceitaria sem nossas inseparáveis máscaras.

Edimar Silva
Enviado por Edimar Silva em 30/05/2011
Reeditado em 30/05/2011
Código do texto: T3004152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.