Olhos de águia...

Eu, o conhecia nos eventos culturais, pois vez ou outra, ele vinha me pedir uma biografia de algum artista ou literato famoso, já morto. Fora os cordiais cumprimentos o relacionamento não era marcado por intimidades. Ele, um homem sisudo de poucas palavras, sempre!

Noite de mais um evento cultural consegui conquistar meu marido para me levar à palestra de uma escritora de renome. Como sempre na minha pontualidade britânica fui a primeira a chegar com o marido não muito feliz a tiracolo.

Tempo exato de tomar um café, e, as pessoas foram chegando e jogando os habituais cumprimentos umas com as outras. De repente, uma rodinha de intelectuais da cidade se forma, e lá esta ele, quieto só ouvindo. As mulheres todas magérimas!

A escritora chega para a palestra! Fica em pé no canto do salão nobre. Aproveito para conversar com ela para lhe contar que a homenageamos em um evento cultural acontecido na cidade, junto a outras escritoras reconhecidas.

Procuro uma poltrona para sentar. Encaminho para o local passando pela rodinha falante. Após os cumprimentos de praxe, o senhor conhecido me dirige a palavra.

“Nossa! Como a senhora engordou?”

Pensei estar ouvindo distorcido. Olhei para ele assustada, e, ele, repetiu.

“Pois, tenho a certeza, que a senhora engordou!”

Então, comentei que havia pesado naquela tarde e havia emagrecido um quilo. Confirmei embasada no regime que estou fazendo por conta de alguns exames clínicos, que preciso fazer.

Um senhor estrangeiro ouvindo aquilo para diminuir a tensão coloca a sua experiência com um sotaque carregando os “erres”.

“Olha! Eu também engorrrdei, mas, me sinto bem! A comida no Brrrasil é gostosa e farrrrrta.”

Enquanto isto, o Dom Casmurro matraqueou junto as mulheres na roda.

“Tenho um olho apurado para ver o peso. Se uma vaca, uma porca ou uma égu... hum!... um cavalo passar na minha frente, eu sei se engordou ou não.”

Meu marido olhou nos meus olhos e sentiu a minha indignação.

Fui andando segurando nas mãos do meu marido e ouvindo.

“Se uma vaca, um porco, um cavalo passar diante dos meus olhos sei que engordou. Tenho olhos de águia para saber sobre isto!