CRIANÇAS ESPECIAIS, FOTOGRAFIAS DA VIDA

“...Num palco, uma pré-adolescente com Síndrome de Down realiza uma apresentação de dança, executando à perfeição os passinhos ensinados pela professora. Quando lhe perguntam porque gosta tanto de dançar, ela responde:

- Me gusta porque puedo volar como las mariposas...”

“…Na hora do recreio num pátio de colégio, várias crianças estão brincando. Como trata-se de um momento importante para a interação e recreação, as professoras num esforço físico incansável, transferem as crianças das cadeiras de rodas para as cadeirinhas especiais. Estando todas as crianças na mesma altura, elas poderão compartilhar melhor os brinquedos com seus amiguinhos...”

“...Na sala de espera de um consultório médico, adultos e crianças estavam sentados à espera de serem atendidos. Um menino de aproximadamente 10 anos, com características espectro autista, correu em direção ao meu filho, um menino de 2 anos e meio. Dada a diferença de altura, o menino ajoelhou-se diante de Gustavo. Com suas mãos segurou o rosto de meu filho e apoiou sua testa na testa dele. Por vários segundos ficaram olhando-se em absoluto silêncio.

Preocupada, a mãe do garotinho levantou-se rapidamente pensando que eu poderia estar incomodada com a atitude de seu filho. Como sempre, as mães de crianças especiais sempre estão preocupadas que seus filhos não incomodem, não molestem, não perturbem a tranquilidade das outras pessoas. Elas preferem coibir a expressividade de seus filhos com tal de não alterar a passividade do meio.

A senhora começou a chamá-lo para que ele soltasse a Gustavo.

Rapidamente eu também me levantei, me dirigi até ela e lhe pus as mãos em seus ombros, dizendo-lhe:

- Fique tranquila, senhora, meu filho também é uma criança especial. Não os separe! As crianças especiais se sentem cômodas umas com as outras. Basta que se encontrem com o olhar para que se sintam acompanhadas e compreendidas. Elas se conhecem, elas sempre se reconhecem, elas se necessitam...”

- O que é felicidade? - MUITOS perguntarão.

- Ora, pois, muito simples! - ELAS, responderão:

FELICIDADE É...

TER A CAPACIDADE DE VOAR COMO AS BORBOLETAS.

TER A CAPACIDADE DE BRINCAR COM MEUS AMIGUINHOS DA ESCOLA.

TER A CAPACIDADE DE COMUNICAR-ME SEM O USO DAS PALAVRAS.

Millarray
Enviado por Millarray em 04/06/2011
Reeditado em 05/06/2011
Código do texto: T3013939
Classificação de conteúdo: seguro