Nomes de Santas

Rita Maria / Fátima Aparecida / Maria Salete /

Ângela Edvirges / Suzete Auxiliadora / Henriqueta Aparecida /

Seis irmãs com nomes de Santas.

Um amigo, a ironizar, perguntou se os nomes, por serem de Santas, em alguma coisa adiantou? Uma delas, também pensando “na santidade” que os nomes representam, com deboche respondeu: não!!!

Como foi infeliz e tola em sua resposta, esqueceu ela, de quem os nomes havia escolhido com tanto carinho. AQUELA, de mãos calejadas e vãos dos dedos cozidos, em carne viva, por alvejantes que usava na lavagem de roupas, na qual trabalhava, em casa mesmo, para ajudar no sustento da prole. AQUELA, que com pouco estudo, soube, orgulhosamente, alfabetizar suas filhas, antes de ingressarem ao colégio, ensinando-lhes as letras e os números. AQUELA, que soube educar, ensinar e repreender, com rigor, porque foi assim que aprendera. AQUELA, que soube partilhar carinho, atenção e amor, sempre na dose certa. AQUELA, que mesmo em meio às dificuldades e necessidades, estava sempre alegre, assoviando belas canções quando dos afazeres domésticos. AQUELA, que em meio às necessidades financeiras, recorria com fé, as suas “santinhas verdadeiras”, aquelas da igreja mesmo, rezando fielmente, pedindo, nada além de forças, para que junto do esposo, não deixassem que o essencial faltasse às filhas. AQUELA, que vivendo em dificuldades, rezava mais e mais, pedindo simplesmente que às suas filhas não faltasse o que comer, o que vestir e um teto para abrigo... não queria ELA, que suas filhas fossem santas, não, nunca passou por sua cabeça tal heresia, queria tão somente, que fossem “mulheres”, que carregassem com orgulho seus nomes, para que um dia, se alguém lhes perguntassem: “adiantou?”, a resposta fosse imediata: “sim com certeza, pois estamos aqui pela perseverança e fé de nossa MÃE!!!”.

Suzete Palitos
Enviado por Suzete Palitos em 07/06/2011
Reeditado em 15/04/2013
Código do texto: T3019371
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.