UBUNTU PARA VOCÊ

Gosto de fazer adaptações de texto. Segue uma adaptação de texto que recebi de uma amiga que mora em Floripa.

No ano de 2006 aconteceu o Festival Mundial da Paz em Florianópolis/SC. Presente ao evento a jornalista e filósofa Lia Diskin que, em sua fala aos participantes, narrou o que aconteceu a um antropólogo que estava estudando acerca dos costumes de uma determinada tribo da África, os Ubuntu.

O antropólogo, depois de terminar seus estudos, resolveu fazer uma brincadeira com as crianças da tribo. Comprou alguns doces e algumas guloseimas, colocou-as dentro de uma cesta e colocou-a debaixo de uma árvore. Então, chamou as crianças e desafiou-as a, quando ele desce o sinal de “já”, saírem correndo. A criança que chegasse primeiro à árvore, seria a dona do cesto e poderia ficar com todos os doces e com as guloseimas.

Então ele alinhou as crianças e deu o sinal. Para a sua surpresa, ao sinal, as crianças deram-se as mãos e foram correndo juntas até a árvore. Ao chegarem lá, repartiram o conteúdo do cesto entre todas elas e o comeram juntas, bem felizes.

O antropólogo então perguntou-lhes: “-Por que vocês foram todas juntas, se apenas uma poderia ser a dona de tudo?”

As crianças olharam para ele e responderam: “- Ubuntu, tio. Como é que qualquer um de nós poderia ficar feliz se todos os demais ficassem tristes?”

O antropólogo ficou sem resposta para essa pergunta. Percebeu que havia estudado a tribo e, mesmo assim, ainda não havia compreendido a essência daquele povo. Se os tivesse conhecido um pouco mais a fundo, com certeza jamais teria proposto a eles qualquer tipo de competição.

Ubuntu significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós!!!”

Não é uma questão de ter. É uma questão de ser. EU SOU PORQUE TODOS NÓS SOMOS... Unidade, compartilhamento, fraternidade, solidariedade. Valores tão desprezados pela visão egoista da maioria da humanidade.

Ubuntu para você!!!!

----------------------------------------

Segue uma versão um pouco mais resumida do mesmo caso.

"Numa tribo africana, os Ubuntu, um certo antropólogo recebeu uma lição inesquecível.

Propôs uma competição entre as crianças: que elas corressem até uma certa árvore onde ele havia colocado um cesto cheio de doces e guloseimas.

Ao dar o sinal de “já”, as crianças deram-se as mãos e correram juntas até a árvore e lá, felizes, repartiram os doces entre si.

Surpreso, perguntou-lhes: “- Por que vocês correram todas juntas, se apenas uma poderia ter sido a dona de tudo?

As crianças responderam: “- Ubuntu, tio. Como é que qualquer um de nós poderia ser feliz à custa da tristeza dos demais?”

Ubuntu significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós!!!”

O antropólogo percebeu que havia estudado a tribo mas, na verdade, não os havia compreendido na essência. Caso positivo, jamais teria proposto qualquer tipo de competição.

O egoísmo impede a prática da solidariedade. Ser é mais precioso que ter. Sou feliz porque assim também acontece com você.

Ubuntu para você!!!"

---------------------------------------

Segue uma terceira versão, um pouco menor:

Numa tribo africana, os Ubuntu, um certo antropólogo propôs às crianças que, a um sinal dele, todas elas correriam em direção a uma árvore onde ele havia colocado um cesto cheio de guloseimas. A criança que chegasse primeiro seria a dona de tudo.

Contudo, ficou surpreso ao perceber que, ao seu sinal, as crianças deram-se as mãos e chegaram à árvore juntas, onde dividiram felizes os doces.

À sua pergunta: “- Por que vocês correram juntas se apenas uma poderia ser a dona de tudo?” as crianças responderam: “-Ubuntu, tio. Como é que qualquer um de nós poderia ser feliz à custa da tristeza dos outros?”

Ubuntu significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós.”

Se o antropólogo tivesse compreendido a essência daquele povo, jamais teria proposto qualquer tipo de brincadeira competitiva. Ubuntu também é um outro nome para SOLIDARIEDADE.

Ser é mais importante do que ter. Ubuntu para você!!!!

José de Castro
Enviado por José de Castro em 08/06/2011
Reeditado em 08/06/2011
Código do texto: T3022506
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.