Na cidade de Salvador tem de tudo...

NA CIDADE DE SALVADOR TEM DE TUDO......

Com a descoberta da Baia de Todos os Santos em 1501, Cabral dá inicio a historia de Salvador. Oficialmente foi fundada em 29 de março de 1549, desempenhando um papel estratégico na defesa e expansão do domínio lusitano entre os séculos XVI e XVII.

Recebeu, Inicialmente, o nome de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, simplificando para São Salvador, e finalmente Cidade de Salvador.

Cresceu rápido e desordenadamente com ruas estreitas, ladeiras e becos, como resultado das idéias de Tomé de Souza em defender a cidade, ignorando qualquer noção de urbanismo.

Com a influencia dos escravos africanos, dos portugueses, franceses e holandeses foram surgindo ruas, ladeiras ou becos que recebiam denominações interessantes, tanto pelo aspecto pitoresco como por retratarem um pedaço da sua historia. Muitas dessas denominações ainda persistem e são tão alegres e exóticas que vale a pena serem citadas.

Torna-se divertido ensinar aos turistas como chegar a alguns lugares da cidade e se souber a sua origem, melhor ainda....

Rua do Céu - Rua do Tira – Chapéu - Beco do Padre Bento - Bairro do Tororó - Rua Banco dos Ingleses - Rua da Faísca - Rua do Cabeça - Rua da Forca - Rua do Tijolo

Rua da Alfazema – Rótula do Abacaxi - Rua do Desterro - ir em Escada - Ladeira do Quebra- Bunda - Rua da Misericórdia - Rua da Polêmica - Bairro de Matatu - Ladeira Água de Meninos - Bairro da Engomadeira - Rua do Curuzu – Rua dos Carvões – Ladeira da Independência – Ladeira da Poeira – Ladeira do Pepino – Campo da Pólvora – Bairro do Pau Miúdo – Ladeira da Curva Grande – Bairro da Mata Escura Rua da Calçada- Rua da Paz – Praça dos Veteranos – Caminho de Areia – Ladeira do Canto da Cruz – Rua do Bispo

É interessante também saber que alguns locais tem um nome oficial, mas são conhecidas pelo apelido:

Av. Paralela ( Av. Luis Viana) - Av. Bonocô ( Av. Mario Leal Ferreira ) – Praça do Campo Grande (Praça Dois de Julho ) - Baixa dos Sapateiros ( Rua J. J. Seabra ) - Largo Dois de Julho ( Praça General Inocêncio Galvão) – Av. Contorno ( Av. Lafaiete Coutinho) – Dendezeiros ( Av. Bonfim) - Estrada das Barreiras ( Av. Silveira Martins) – Largo de Nazaré ( Praça Almeida Couto) e tantos outros ......

E aqui vão alguns trocadilhos com certas localidades da nossa cidade:

• Morar nos Mares e conseguir chegar sem navegar.

• Morar em Santo Antonio Além do Carmo e ser devoto de São Judas Tadeu.

• Descer a Ladeira do Pepino e não encontrar nenhum por lá.

• Morar no Beco da Alegria e só ver tristeza por lá.

• Morar nos Alagados e não ficar molhado.

• Morar na Rua do Sossego e ter sempre confusão.

• Não encontrar solidariedade na Rua D’Ajuda.

• Morar na Sussuarana e não ver nenhuma onça.

• Passar pelo Planeta dos Macacos e não estar em um zoológico.

• Descer a Ladeira do Cai Duro e subir todo mole.

• Passar pela Lapinha e não ver nenhum presépio.

• Ser um Operário padrão e morar na Ladeira da Preguiça.

• Morar nos Aflitos e ser uma pessoa serena.

• Ir sempre a Pitangueiras e não colher nenhuma Pitanga.

• Morar no Rio Sena sem passar por Paris.

• Morar no Caminho de Areia e a rua ser Asfaltada.

Salvador, 25 de março de 2009

GSpinola

GSpinola
Enviado por GSpinola em 08/06/2011
Código do texto: T3022705