MINHA DECLARAÇÃO DE HEREGE

Ninguém concorda comigo. Nem minha mulher, nem meus filhos. Nem mesmos os meus amigos mais chegados. E posso dizer logo que o mundo inteiro discorda da minha verdade. Não se trata de teologia, nem de opção política, sexual, futebolística. Nada disso! O assunto está ligado a alguns trajes que estão no meu lado do guarda-roupa. Para exemplificar vou separar uma calça emblemática nessa questão. Eu olho para ela e a vejo verde. VERDE, entenderam? Eu já gritei mais de mil vezes que a calça é verde. VERDE! Mas todos dizem que é grafite. Não sei nem se isso é cor. Grafite para mim é ponta de lápis. Não entendo como se enxerga uma calça verde, como aquela, de outra forma. Mas tudo bem, fazer o quê? É assim que eles vêem

Estou me expondo nesse momento, pois sei que você vai vir também com essa história de grafite para minha calça. Estou até com medo de sair vestido com ela pelas ruas e as pessoas começarem a caçoar de mim. Fico imaginando a galera dizendo:

_ Olha o cara que vê tudo verde. Fala, Hulk!

_ Ei, bicho! Virou a casaca e tá torcendo Palmeiras? É da Mancha-Verde agora?

_ Comeu cheiro-verde e desceu pras calças?

Coisas do tipo. Como se diz na Polishop: “E não é só isso!” Sabe o que farão comigo quando souberem que enxergo verde na dita cuja calça? Ora, o que se faz com quem vê as coisas diferente de todo mundo. Vou lhe dizer:

Primeiro: Vão me chamar de imbecil, pois só um imbecil pode ver uma coisa diferente das pessoas normais, sábias e entendidas. Também vão me tachar de burro teimoso, por não abrir mão da minha opinião, mesmo sabendo que o mundo inteiro discorda de mim. Só um burro continua a insistir na sua burrada.

Segundo: Serei global e ciberneticamente difamado nos blogs, twiters e redes sociais, como o idiota que vê da forma mais absurda e inconcebível uma simples calça grafite. Um herege cromático. Um mal que deve ser extirpado do planeta. Daí vão deduzir a forma que um ímpio dessa estirpe enxerga o mundo: todo invertido, negando a realidade que todos concordam e só ele vê diferente. Inaceitável. Verdade é que tem outras coisas que enxergo diferente mesmo, e quando souberem disso vão engrossar o caldo.

Terceiro: Vou perder meus amigos e companheiros da estrada da vida. Quem vai querer se juntar a alguém que não consegue olhar para o mundo igual às pessoas consideradas normais? Vou ser isolado como um doente contagioso e tudo o que eu falar será usado contra mim no tribunal. Serei inquisitado sem misericórdia pelos guardiões da verdade e da reta doutrina cromológica.

Talvez meu avô tenha culpa nisso- ele era daltônico de carteirinha e crachá. Eu nem tanto, mas herdei uma parte, tenho certeza. Mas quero deixar bem claro que a dita cuja da calça é verde, será sempre verde para mim. Mesmo que o mundo inteirinho exploda, eu não vou negar o que vejo. É assim que vejo e não vou mentir para mim mesmo. Não vou negar-me. Posso estar totalmente errado, mas não posso negar os meus olhos e o meu cérebro. Quem quiser me amar aprenda a amar um cara que vê verde onde todo mundo vê grafite.

Antes de encerrar preciso dizer que essa minha forma de ver as cores já nos proporcionaram boas risadas lá em casa, e minha mulher não se nega a me ajudar a combinar minhas roupas antes de sair. O que aceito (embora nem sempre concorde com a cores dela) por amor. Para nós, os Viana, é engraçado. Só isso.