Promessa a Santo Antônio
 
 
Tiquinho desde pequeno, acompanhava as travessuras dos seus três irmãos mais velhos.
Às vezes, precisava ajudá-los a fechar no curral, o cavalo velhaco que vinha soprando até junto da porteira e depois voltava até ao fim do pasto , correndo e esvoaçando a crina.
Cansados da correria, lembravam da promessinha a Santo Antônio, O Protetor dos Perdidos.
__           Vamos dar um cruzeiro ao nosso santinho que ele traz esse cavalo no curral - dizia Zizinha.
__           Eu não tenho dinheiro, sua boba - retrucava Vadinho, já sem paciência.
__   Zizinha, quando o papai lhe der dinheiro para comprar balinha, você não compra e paga o Santo - dizia Nezinho.
__          Deixa comigo - repetia a irmã já decidida - Quando a mamãe for à igreja eu coloco o dinheiro no cofre de Todos os Santos, certamente Santo Antônio saberá que é dele.
__         Boa  idéia! - Gritavam todos.
E assim, sempre bem sucedidos, foram crescendo juntamente com as promessinhas. Estudaram na fazenda onde a mãe era a professora, mas logo mudaram para a cidade para a continuação dos estudos. Moravam numa casa pequena onde todos eram chefes e subordinados ao mesmo tempo. A casa vivia cheia de colegas. As consequências não tardaram . De vez em quando desaparecia um objeto qualquer: Um calçado novo, uma máquina fotográfica e lá um dia, o dinheiro deixado pelo pai para o pagamento das despesas.   Zizinha, procurou por toda parte e nada!
Em apuros, tentou descobrir entre os irmãos, o culpado. Nada conseguiu.
         Tiquinho, inconformado com a situação, foi à casa da lavadeira confidenciar com ela o que estava acontecendo. Cida então aconselhou:
__           Tiquinho, fale para Zizinha fazer uma promessa a Santo Antônio, que ela encontra o dinheiro.
         Tiquinho pensou, pensou e respondeu:
__        Cida, Santo Antônio não vai atender, não! A Zizinha já deve tanto pra ele!...


Águeda Mendes da Silva
Águeda Mendes da Silva
Enviado por Águeda Mendes da Silva em 12/06/2011
Código do texto: T3029850
Classificação de conteúdo: seguro