O BICHO HOMEM

O Bicho

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.

(Manoel Bandeira)

O homem é um animal. Animal porque tem instintos. Animal porque procria da mesma forma dos outros animais. Animal porque participa da cadeia alimentar, onde o mais forte mata para comer. Animal racional na definição científica. Animal dotado de emoções na definição psicológica. Animal dotado de alma pela definição espiritual.

O homem está um bicho. Bicho, não animal. Porque o homem se deixa levar pelos instintos, em detrimento da racionalidade. O homem mata pelo simples prazer de matar. Deixa-se levar pela raiva e pelo orgulho, se engalfinha em discussões irracionais, pisa o sentimento do outro. O homem está um bicho quando agride, estupra, dissemina as drogas, lesa os bens públicos.

E o animal-bicho-homem, na sua arrogância, supondo-se dono do mundo, promove ações a seu bel prazer, como se eterno fosse ele e as riquezas naturais a seu dispor. Desmata e não replanta, derruba árvores clandestina e irregularmente, extingue espécies prejudicando o ciclo natural da vida, polui os rios e a atmosfera, modifica a biodiversidade na busca do enriquecimento.

O homem animal se distingue dos outros animais Os animais usam o instinto para defesa e sobrevivência da espécie. O homem animal deixa-se levar pelo instinto porque pratica ações que sua racionalidade sabe serem incorretas. O bicho homem se distingue dos outros bichos. As feras, que são talvez os bichos mais temidos, só reagem quando agredidas. O bicho homem ataca sorrateira e premeditadamente.

O homem só é igual aos animais no sentimento de amor. Embora muitos animais, como o cão, o gato, o cavalo sejam capazes de demonstrar mais afeto, companheirismo e solidariedade que muitos daqueles denominados humanos.

Giustina
Enviado por Giustina em 21/06/2011
Reeditado em 21/07/2014
Código do texto: T3049213
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.