APRENDA A VIVER

Insano, infeliz daquele que pensar que todos irão fazer suas vontades. Iremos ouvir várias coisas desagradáveis, farão algo que não gostamos. Não pense que você é o centro do universo, não pensas que teu desejo é uma ordem, seja mais humilde, compreensível e inteligente, ao contrário nunca será um pessoa feliz.

Reveja seus conceitos, você não é dono da verdade e nem possuidor da ideologia, tu não és o monarca supremo do mundo. O outro tem defeitos, opiniões, concepção, vamos aceitar o não como resposta. Haverá sempre alguém que não tem predileção por você que não goste de você, seja pelos seus defeitos, seja pelas suas qualidades e às vezes pelo fato dessa pessoa não se amar e de não se sentir amada, não se esforce pra mudar isso, não conseguindo criará aversão em seu coração.

Vivemos em um mundo onde as pessoas têm o direito de achar isso ou aquilo de você, mesmo que as vezes seja uma visão errada, queira você ou não. Esteja preparado para a situação desagradável. Sua presença às vezes incomoda suas idéias não correspondem aos fatos, seus sorrisos entristeceram alguém, seu pensar traz desconforto, seu sucesso inveja. Não cogita que você veio ao mundo para ser servido de tudo de bom que a pessoa tem, não exijas das pessoas aquilo que tu não podes retribuir, ignora aqueles que martirizam seu coração, sorri para aqueles que te desejam a infelicidade, seja sincero e diga tudo àquilo que você acha sobre aquela pessoa, seja humilde para mudar suas opiniões, você não precisa sorrir sem querer, não diga algo para magoar o próximo e sim a verdade, não seja desagradável consigo para agradar o outro, não seja omisso ao seu ponto de vista.

Não se ilude com elogios de pessoas falsas, são interesseiros e passageiros, não concorde com a opinião dos outros, apenas suponha que eles estejam certos, pois, as opiniões mudam. Seja corajoso e sincero para criticar seus amigos, familiares e “superiores” e para aceitar suas críticas. Seja compreensível mais não induzido, agi de acordo com sua concepção, com seus princípios, seja empírico, seja responsável pelos seus erros, não manipule a mente humana contra outra, não tente compreender o ser humano, e sim procura entender, o que o levou a pensar e agir assim. Não se envergonhe não se amedronta em frente ao erro, assume a responsabilidade e procura corrigi-lo, não dêem ouvidos a comentários reles de pessoas distantes, eles utilizam se de momentos errôneos de sua vida, momentos esses raros e efêmeros. Não procure agradar a todos é um esforço em vão, procure agradar a você mesmo sem prejudicar o próximo. Vive os momentos felizes com todo entusiasmo e dedicação, supere os momentos tristes com rapidez e coragem, pois, a vida é curta pra ficar sofrendo e você não veio ao mundo para sofrer.