ADAPTANDO


Temos nova norma técnica para nos adaptar. Todos os equipamentos elétricos a partir desse mês de julho só podem ser vendidos com as novas tomadas de três pinos. O que significa que precisamos mudar todas as tomadas fêmeas de nossas casas.

Alguns aparelhos já estavam sendo fabricados com as novas tomadas de três pinos, e eu olhava com cara de babaca para os três pinos do aparelho e para os dois furinhos na tomada da parede. Onde enfiar o terceiro pino?

Mesmo arrancando o terceiro pino, coisa que sempre fiz, os dois pinos modernos não casam com os furos das antigas tomadas fêmeas.

Um pulo até a loja de material elétrico e comprava um adaptador para o casamento dos pinos e furinhos. Não sei se os lojistas ainda têm aparelhos com tomadas antigas, e se têm, não sei se vão trocar pelo modelo obrigatório, sei que a venda está proibida.

Sei também que aqui no Rio de Janeiro o terceiro pino das tomadas é meramente enfeite, não tem função alguma. Nossos imóveis não possuem instalações para aterramento e é essa a função do terceiro pino nas tomadas, aterramento.

De qualquer maneira a coisa está valendo, tratemos de mudar todas as tomadas de nossas paredes pelas novas com três furinhos, e as tomadas de nossos aparelhos antigos pelas novas de três pinos. Os fabricantes e vendedores de pinos e tomadas agradecem.

Esse negócio de usar adaptadores e benjamin não é legal não. Todo mundo sabe que não é legal e faz. Liga uma porrada de aparelhos na mesma tomada, até que um dia a chapa esquenta e queima. Queima aparelhos e toda a casa. Pessoas também.

Pessoas são adaptáveis, aparelhos elétricos não. Nossa amiga recantista Pri SS está plenamente adaptada ao frio siberiano lá de Sapucaia do Sul. Durante o verão ela até sonha com a chegada do inverno. Cuia na mão, água no fogo, amor no coração e muito chima.

Nossa amiga recantista Giustina ta mais feliz que deputado em noite de votação de aumento salarial próprio, curtindo frio de três graus. TRES GRAUS! E tome chima!

Nossa amiga Elenite Araújo não se adaptou ao frio sulista, e sofre. Não sei se ela toma chima.

Quem não se adapta sofre. Sofre por não se adaptar ao frio, sofre por não se adaptar ao calor, sofre por não se adaptar a solidão, sofre por não se adaptar ao mundo, esse sofre muito.

A gente devia aproveitar esse momento de adaptação aos furinhos e pinos para outros tipos de adaptações. Quem se adapta não sofre.

Adaptemo-nos aos diagnósticos de virose, e sem sofrimento vejamos nossos filhos morrerem de pneumonia. Adaptemo-nos a aposentadoria cujo valor mingua. Adaptemo-nos a venda de habeas corpus, o juiz quer comprar seu helicóptero.

Adaptemo-nos aos mensalões, as cuecas e calcinhas recheadas de milhões. Não direi corrupção, no meu país tem disso não. No meu país não há corrupção, há adaptação. Adaptemo-nos.









 
Yamãnu_1
Enviado por Yamãnu_1 em 02/07/2011
Reeditado em 05/10/2011
Código do texto: T3071020
Classificação de conteúdo: seguro