NÓS VAMOS INVADIR A SUA PRAIA

Dos sete mil e tantos quilômetros que o Brasil possui de litoral eu conheço uns poucos. Segundo os mais aficionados por praias e geografia, se levarmos em consideração as reentrâncias (por exemplo, o litoral de São Luis, no Maranhão) e saliências vai para nove mil e tantos quilômetros.

Aonde eu mais conheci de forma exploratória (turística, viu minha gente?) foi o Rio Grande do Norte. Nem preciso falar do resto do país. É muita beleza pra um mineiro só. E mineiro tem inveja de litoral. A gente fica aqui exaltando as montanhas mas louquinho para subir o morro e descer lá do lado do mar.

Como gosto muito de andar na contramão de onde todo mundo vai, inverti a tendência separatista que, não é de hoje, ronda esse país. Na escola primária aprendi que o Brasil tinha pouco mais de três mil municípios. Hoje tem cinco mil e tantos. Minas mesmo é um estado muito separatista por conta de políticos(as) oportunistas. No meu tempo das primeiras letras aprendi que tínhamos 722 cidades, Já estamos batendo em quase novecentas. Eu pergunto: anexamos algum território inimigo? Invadimos algum lugar? Não, foi a criação de novos municípios, separatismo purinho.

Pensando nisso e na paixão desvairada pelo mar e lembrando do que o Roberto falou que “além do horizonte deve ter algum lugar bonito e tranquilo pra se viver em paz”, lancei um movimento para anexarmos o Rio de Janeiro e o Espírito Santo ao território Mineiro. Quando eu voltei do RN eu lancei o movimento “anexista”. Já sabemos fazer moqueca capixaba e falar como os cariocas é uma delícia, com o “s” espichado que nem “x”. Difícil vai ser combiná-lo com o nosso “r” caipirado. Mas isso a gente resolve depois tomando umas numa praia. Copacabana ou Ipanema? Guarapari ou Vila Velha?

PS: isso é apenas uma brincadeira sem nenhum propósito sério.

Anexionismo =

AURÉLIO = s. m. || teoria que preconiza a anexação dos pequenos estados aos grandes, seus vizinhos, sob fundamento de afinidades raciais, linguisticas, etc.

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 03/07/2011
Código do texto: T3072026
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.