Este chá é um show!

Costumava fazer chás para os meus alunos de Yoga. Cada aula oferecia um diferente e aproveitava para discorrer sobre os benefícios dos ingredientes: flores, frutas e ervas.

Nunca escondi que não gostava de chá e só os tomava se estivesse doente. Como isso raramente ocorre, não formei o hábito de tomá-los.

Porém, nesse inverno que veio reforçado, aderi de uns dias pra cá, ao delicioso chá de gengibre.

Começo por recomendar o estudo desse rizoma que em linhas gerais age combatendo o frio no baço, estômago e pulmões, age contra a flatulência, enjôos e dores estomacais; por sua função antiinflamatória minimiza dores articulares (artrite, artrose), fortalece o sistema imunológico e tem sido recomendado aos que fazem uso de quimioterapia. O gengibre é um dos fitoterápicos reconhecidos pela ANVISA.

MAS, ATENÇÃO:

O gengibre – é abortivo. Grávidas não devem fazer uso de gengibre.

Pode-se usar o gengibre como tempero de grãos que provocam flatulência, e em peixes cozidos para realçar o sabor. Vale a pena saber inclusive que é bom tônico para a memória.

Chá:

Para uma caneca de 200 ml

2 colheres de chá de açúcar caramelizado junto com

6 rodelas de gengibre

Juntar a água e uma pitada de cravo e canela ralados juntos ou

(1 cravo e uma lasca de canela)

Deixar ferver por dois minutos, com tampa.

PS: Usar de preferência panela de ágata ou vidro pra fazer qualquer chá.

Evite o microondas.

Sirva em seguida.

Anita D Cambuim
Enviado por Anita D Cambuim em 07/07/2011
Reeditado em 08/07/2011
Código do texto: T3080264
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.