Na mariana
          montanha turca



     1. Com a novena da Conceição da Praia - em pleno andamento - a Bahia dá início ao seu movimentado e barulhento ciclo de festas populares. Festejos que só terminam na quarta-feira de Cinzas, com o silêncio forçado dos trios elétricos, os donos do carnaval. 
     2. Durante esta semana, os olhos dos baianos estarão voltados para a bela basílica de Nossa Senhora da Conceição, um templo da primeira metade do século XIX. Vale a pena visitá-lo.

     3. Aproveito este momento mariano para recordar minha visita, com Ivone, à Casa da Virgem Maria, no alto de uma silenciosa montanha turca, pertinho da bíblica Éfeso e da cidade de Kusadasi.
     4. Um pouco de Kusadasi, a primeira escala, antes de se chagar à Casa da Virgem. Nessa simpática cidade turca a gente bebe um gostoso chá de maçã e faz ótimas compras.  No seu regugitante Centro Comercial, o turista encontra uma infinidade de coisinhas típicas da milenar Turquia. Compra-se bem. Independente do idioma que se fala. O velho turco, para vender suas bugigangas, entende qualquer idioma; até o Sânscrito!
     5. No comércio de Kusadasi, pechinchar é preciso. Depois de uma boa conversa, que deve ser rápida e objetiva, a turista compra, por um preço razoável, um belíssimo lenço de cabeça de seda pura, com as cores vivas e alegres das dançarinas do ventre. 
     6. Em Kusadasi, uma visitinha a uma fábrica de tapetes é inevitável. Estive em uma delas, levado pela minha guia, cujo nome, nunca esqueci: Funda!  Desenvolta, simpática, Funda não usava o véu das mulheres de Istambul, sua cidade natal. Por isso, pude admirar, sem restrições, seu dócil e frágil sorriso...
     7. Na fábrica, turcos palavrosos fazem, com incomparável destreza, a propaganda de seus produtos. No final, convencidos de terem conquistado novos compradores, anunciam, com sutileza, o preço de cada tapete.Todos muito caros.
     8. Comprar um, significava desistir de uma noite de queijos e vinhos nos aconchegantes bares da trepidante Plaka, no retorno a Atenas. Turista, no Mar Egeu, deve curtir o passeio; esquecer compras.
     9. Depois de Kusadasi, a Casa da Virgem.
    Segundo Funda, "a última morada da mãe de Jesus, no planeta Terra".  Chega-se lá, subindo uma íngreme montanha, que só posteriormente soube chamar-se Bulbul. Fica a 9km de Éfeso; e a 27 de Kusadasi. 
     10. Para ter sido a residência da mãe do Mestre, surpreendeu-me seu tamanho e a modéstia de seus aposentos: uma pequena sala, a cozinha, e nada mais! Cerca-a uma densa e misteriosa vegetação; muito verde e perfumada. 
     11. Nas proximidades da casa, uma fonte de água cristalina: é a "Água de Maria".  A guia avisou, que, no ato da ablução, a cura, se não for imediata, acontecerá algum dia...
     Sem pestanejar, curvei-me, e lavei o rosto. Uma atitude inexplicável: eu nada tinha a pedir a Deus; só a agradecer-Lhe.
     12. Os guias turcos mostram a Casa da Virgem com indiscutível respeito. Mas, encerrada a peregrinação, não garantem que o turista esteve, de fato, na "última morada" de Maria, a mãe do Senhor. Semeiam dúvidas.
     13. Seria, apenas, mais uma lenda turca, ouvi de alguém, enquanto descia a montanha, rumo à velha Éfeso, hoje maravilhosas ruínas de mámore. 
     14. Em Éfeso, percorri emocionado suas históricas alamedas. Visitei sua Biblioteca, me lembrando de Heráclito.  Pisei nas pedras do seu Anfiteatro, lembrando-me de Paulo, o Apóstolo, "combatendo o bom combate".
      15. Apesar da incansável pesquisa, a rigor, nada se sabe sobre o que aconteceu com Maria, depois da morte de Jesus. Lucas e João, que a teriam conhecido pessoalmente, não tratam desse assunto, nos seus Evangelhos! 
      16. Cauteloso, Pio XII, ao proclamar, em 1950, o Dogma da Assunção, no documento papal, que assinou com a responsabilidade do anel de Pedro, não disse onde Maria viveu suas últimas horas ; nem o local de sua morte; e se ela fora enterrada, e depois levada pro céu. 
     17. Sobre tudo isso, colhe-se algumas informações nos Evangelhos Apócrifos.  Eles registram, que Maria "sobreviveu a Jesus um bom tempo"; que seu velório foi em Jerusalém; e que os apóstolos a enterraram "num horto perto do caminho que liga Belém a Jerusalém". Mas o Vaticano ainda não aceita os Apócrifos.
     18. A Casa da Virgem, como disse, fica perto de Éfeso.Tem-se, como provável, que em Éfeso morou e morreu João Evangelista, a quem Jesus, agonizando, teria lhe confiado a guarda de Sua mãe. 
     19. Por que, então, descartar, in limine, a possibilidade de Maria Santíssima ter morado na montanha de Bubul, juntinho de Éfeso?Espero que seja verdade. Afinal, como acabo de relatar, um dia estive por lá...



 
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 03/12/2006
Reeditado em 09/10/2020
Código do texto: T308395
Classificação de conteúdo: seguro