Imagem: Goolge


     Culpa do sistema!?!

      Algumas palavras tem tantas definições que sozinhas parecem não ter sentido, noutros casos ela sozinha ganha um novo sentido.
      Um bom exemplo é a palavra “Sistema”, que pode ser definida simplesmente como um conjunto de elementos interconectados, de maneira a formar um todo organizado. Mas, "sistema" ainda pode ter diferentes definições de acordo com o contexto ou a área em que se atua: astronomia, informática, política, futebol, física e tantos outros campos, quanto possamos imaginar.

     Eu, que fazia Bacharelado em Sistemas de Informação, logo percebi que aquilo era coisa de maluco e que não bastava gostar, era preciso ser “tarado por tecnologia” para estudar e atuar nessa área. Nem Sigmund Freud conseguiria ser feliz com essa Análise de Sistemas, nos dias de hoje, ele ainda preferiria a mente humana. Há ainda aqueles que à usam como adjetivo para pessoas muito organizadas ou metódicas, chamando-as de “Sistemáticas”. O fato é que essa palavra, cada vez mais, tem sido usada como desculpa sempre que algo não anda bem...

     Quem nunca se irritou ao passar algumas horas na fila do banco e de repente ouvir a moça do caixa dizer:

     - Senhores clientes, o atendimento será interrompido porque "caiu o sistema".

     Ou ainda, as atendentes de telemarketing:

     - Peço que o senhor aguarde um (longo) momento porque sistema está lento.

      No futebol, as desculpas são sempre os sistemas:

     - O sistema defensivo hoje não funcionou bem. No segundo tempo voltamos com um sistema mais ofensivo, mas não conseguimos reverter o resultado...

 

     As empresas dizem que os funcionários precisam se adequar ao sistema da empresa, os comunistas reclamam do sistema capitalista; Os empresários, do sistema tributário; os investidores, do sistema financeiro; os doentes do Sistema Único de Saúde; os internautas, dos sistemas operacionais... e no fim, é tudo culpa do "sistema"!

     Outro dia, enquanto assistia um noticiário na televisão, vi um grupo de manifestantes que se diziam “contra o sistema”. Diante de tanta diversidade de sistemas, se eu fosse o repórter, perguntaria ao manifestante: Qual deles? 
      Se bem que não faria diferença saber a qual sistemas eles se referiam, porque no fim... é sempre culpa do sistema!