SEM CASAMENTO

Nossa aula de pintura em tela tem uma turma bem divertida. Nos papos, rolam os assuntos mais diversos.

Esta semana a discussão foi sobre mulheres solteiras ou separadas, bem sucedidas e bem de vida, que estão se casando mais tarde e muitas acabam sozinhas, talvez por se tornarem mais exigentes e também por falta de oportunidade.

A emancipação feminina, o acesso à educação, o medo de perder a liberdade, a afirmação profissional ou por exigir muito do parceiro, estão levando a mulher a se casar mais tarde.

Uma das alunas, com 34 anos, diz não ter medo de não se casar, mas ficaria muito triste se ficasse solteira para sempre. Gostaria de encontrar alguém para dividir sua vida, seus sonhos,mas isso está cada dia mais difícil. Há muita falta de homens, que, segundo ela, hoje é raridade.

Outra, já teme o casamento por achar que a infidelidade está muito grande, e os casamentos estão durando pouco.

Uma outra, diz ter perdido várias chances de namorar ou porque ele bebia, fumava ou não podia ver mulher bonita sem olhar. Ela tem sua liberdade de ir e vir, tem dinheiro, mas tem medo da solidão.Acha que com um companheiro a vida ficaria bem melhor. Resolveu ser menos exigente.

A professora, que já foi casada, um filho, hoje com um companheiro, acha que o melhor é cada um em sua casa, com independência financeira, sem dar muita explicação um para o outro. Não quer mais saber da rotina do casamento, de dormir junto ou dividir o mesmo banheiro.

Uma recém-casada, quer saber como resolver a falta de homem, para evitar que as mulheres cobicem os maridos alheios. Diz ter mulher perdendo o marido para a amiga e que as “ladras de maridos” andam soltas.

Depois de muita discussão, chegamos à conclusão que tanto a mulher solteira, separada, casada, com filhos ou sem, todas se questionam freqüentemente e muitas vezes não acham respostas. A questão, efetivamente, resulta de fase da sociedade atual, com todos os seus erros e acertos.

O importante de tudo isso é saber enfrentar essas questões com serenidade, sabedoria, coragem e honestidade.

Pietra
Enviado por Pietra em 06/12/2006
Reeditado em 06/12/2006
Código do texto: T310579