CRÔNICA #078: TRIBUTO AOS AMIGOS DEFIN e NITIVOS

Somos, de fato uma grande família.

Aparentemente somos seres normais. Quem nos teve nos deu vários nomes.

Primeiro chamaram os meus primeiros irmãos de colaços*, mas um pouco mais tarde, resolveram nos chamar como no futebol, e nos dividiram em dois times, numa numeração bem diferenciada. Os que moravam no andar superior, os chamavam de 14, 13, 12, 11, 21, 22, 23 e 24. Já os que moravam no andar de baixo, 34, 33, 32, 31, 41, 42, 43 e 44.

Era uma turma muito unida. Viviam sempre juntos e apesar de os de cima se acharem superiores e sempre chamar os de baixo, inferiores, só se separavam mesmo para falar ou comer. Os primeiros a nascer foram os 11 e 21. Depois com bem pouco tempo, vieram os 31 e 41. Com eles pude dar o meu primeiro sorriso. Os 14, 13, 12, 11, 21, 22, 23, 24 e 34, 33, 32, 31, 41, 42, 43, 44 viveram muito pouco no time e tiveram de ser substituídos por outros irmãos que nasceram em seus lugares e receberam a mesma numeração. Sua função é de estraçalhar o que entrasse em campo. Foram apelidados de incisivos, por sua fama de cortantes e mordedores. Mas, quem traçava bem a “bola” eram os 14, 24, 34 e 44 e passavam a “bola” para os Beques, com camisas 15, 16, 17, 25, 26, 27 contra 35, 36, 37, 45, 46 e 47, ou seja, os times Superiores e Inferiores.

Não sei porque, mas os irmãos 18. 28, 38 e 48 nasceram só aos 18 anos, por problemas de parto incluso, tiveram de ser removidos.

O gerente do nosso time não era muito cuidadoso conosco e muitos de nós foram extraídos do time. Mas contrataram alguns mercenários por alto preço e fizeram uma Ponte Fixa nos lugares vacantes dos meus irmãos. Não ficou assim uma “brastemp” mas quebrou um grande galho.

Depois desse grande prejuízo e milionário investimento que não passava de uma remendo 90% eficiente, o Gerente cuidou mais dos seus times.

Agora, depois de 50 anos de convivência, nosso gerente teve que dispensar, com bastante pesar os irmãos 45, 46 e 47 há quinze dias. Hoje foi a vez de o 36 ser despedido. Foi muito doloroso ter que ficar sem ele porque a zaga ficou desguarnecida. Deixou muita saudade. O 37 recebeu aviso prévio e daqui a 8 dias também será despedido.

Pior disso tudo é que os substitutos “protetizados” só poderão entrar no time após 90 dias da exclusão dos dispensados sob o risco de serem rejeitados.

Oh, como me arrependo por não ter cuidado bem de minha seleção e agora, mal comparando ao time da CBF, entram em campo e não fazem um jogo digno.

Esta é uma homenagem aos meus grandes amigos, meus dentes de leite e permanentes.

Saudades dos que se foram e tributo aos que ainda permanecem comigo. Estes são como os amigos de fato – Fiéis e Verdadeiros.

NOTA DO AUTOR:

Nesta crônica, há uma interpolação entre os heterônimos e o autor que muitas vezes se confundem. Isso de modo proposital, pois se trata da mesma pessoa. Deixo aos leitores a tarefa de os identificarem.

(*) Colaço – irmão de leite.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 22/07/2011
Reeditado em 22/07/2011
Código do texto: T3110766
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.