Crônica de uma alma insone

Ah.. mais uma noite de insonia - que agonia é a de não se conseguir conciliar o sono e ter a mente torpedeada de tempestades cerebrais - são dívidas, é a saúde que não anda cem por cento, é a familia que necessita de atenções e cuidados, é a vontade de mudar de carreira, de casa, de cabelo, é tanto querer e não poder... As horas passam lentamente - logo, logo o dia amanhece... me reviro na cama e tento planejar o que fazer para mudar o panorama cinza em que me encontro? Já cançada, começo a cochilar e sonho com uma mosca presa numa teia de aranha - lá está um inseto insignificante prestes a ser engolido - desperto agitada - Xô pesadelo - eu não sou uma mosca e não vou ser engolida por nada nem ninguém! Pra espantar maus pensamentos é melhor rezar: Valei-me meu Deus - Paizinho do céu - me ajude - me diz o que devo fazer? Vem a minha memória o tempo de criança em que chorava e minha mãe corria ao meu encontro pra me ajudar e me livrar de qualquer incomodo - hoje em dia já não posso contar com seu auxílio pois é ela que se tornou um bebê totalmente frágil e dependente de mim. Continuo rezando e começo a soluçar - já não sei o que pensar nem dizer à Deus. Torno a ajeitar o travesseiro - me vem então na mente uma canção de Gil: ... se eu quiser falar com Deus, tenho que ter mãos vazias e o corpo nú... Grande Gil, conhecedor de almas que sofrem, que amam e que creem... É isto! Tenho que me despojar de minhas certezas que são na maioria das vezes tão falhas e traiçoeiras e que me levam a lugar nenhum e me deixa assim, insone. É preciso uma página em branco para traçar uma idéia nova. De uma idéia genuina se reacende o ânimo e esperança de que tudo pode dar certo - como agir e por onde começar, pode ser a partir de um projeto metódico ou pode ser mesmo improvisando. O importante é dissipar o medo. Pronto: já amanheceu o dia. O relógio desperta, é hora de levantar e iniciar o dia. É uma nova chance para encontrar as soluções dos problemas que me afligem - este importante dia está só começando e terei vinte e quatro horas de presente para olhar, ouvir, tocar, cheirar, sentir o sabor da vida e seguir os sinais que ela coloca a minha frente rumo a paz que advém da calma, da simplicidade da natureza, da liberdade dos passáros... porque é só isso que eu preciso neste momento para me sentir forte e confiante.

Hoje a noite dormirei o sono dos justos! Ah... e só para garantir, tomarei uma xícara de chá de orégano - Chá de orégano, sim senhor! Nunca experimentei, mas um vizinho me disse que este chá é batata pra fazer a gente dormir...(risos) e vai que dá certo?! No mínimo terei sonhos bem temperados!