A Origem

“Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar” Roberto Carlos.


Já escrevi sobre o assunto duas vezes: Seis graus de separação (17/01/2009) e Partindo de uma resenha e chegando aos seis graus de separação (20/02/2010) e agora volto trazida por uma reportagem da Revista Vida Simples: Os laços que nos afetam , Jeanne Callegari (08/20110) Seis Graus de Separação( Six degrees of repation) é um filme , mas também o resultado de uma teoria cientifica. O filme norteamericano foi dirigido por Fred Shepisi e é de 1993. Estrelado por Will Smith em seu primeiro grande papel, conta história de um jovem negro, assaltado e ferido, que bate à porta de um casal de Manhatann e é socorrido por este (Stockard Channing e Donaldo Sutherland,) principalmente porque esse jovem se diz conhecido de seus filhos, demonstra conhecer detalhes da residência do casal e ainda é filho de Sidney Poitiers. O que na verdade não é a realidade, mas o jovem sedutor consegue envolver a todos em sua rede de fantasia. O que se torna, para Sutherland, um fato inusitado para contar nos rodas sociais de conversa, para Stockard Channing é um imenso espelho que reflete a sua vida vazia. A pesquisa foi feita pela cientista Stanley Milgram em 1967. Consistiu em escolher cento e sessenta pessoas que viviam em Omaha. Nebraska. USA. para enviarem para um alvo, em Boston, uma carta – não pelo correio, mas por uma pessoa sua conhecida, considerada a melhor portadora para que a carta chegasse em mãos, até as mãos do destinatário alvo. Cada receptor, por sua vez, antes de passar a carta para frente, deveria escrever seu nome no envelope, para que toda a trajetória da carta pudesse ser mapeada. E assim, as cartas que chegaram ao destino foram responsáveis pela média – entre quem enviou e quem recebeu a carta, seis pessoas foram contabilidas, o que gerou a conclusão: Entre mim e qualquer pessoa no mundo são seis as pessoas envolvidas. Qualquer pessoa. O Papa. Obama e Dilma. Ou eu mesma. É só experimentar. Já fui contatada assim – texto: Partindo de uma resenha e chegando aos seis graus de separação. Considere que você tem dez amigos. (Primeiro grau). Considere que cada um desses amigos tem dez amigos cada um – em segundo grau você já terá condições de se relacionar com cem pessoas. No caso, cada um de seus dez amigos e os dez amigos que cada um de seus amigos porventura tiverem. Ao chegar ao sexto grau (índice médio) já será de um milhão a sua possibilidade de relacionar-se com pessoas. Aqui, bem explicadinho, temos a origem das redes sociais – todas elas são baseadas nessa premissa: os amigos de meus amigos são meus amigos também. Origem das redes sociais e dos hubs: aqueles que têm um milhão de amigos.