POR QUE TEMOS TANTOS GOVERNANTES CORRUPTOS?

"Nossa geração não lamenta tanto os crimes dos perversos

quanto o estarrecedor silêncio dos bondosos”

(Martin Luther King Jr).

Lula terminou o seu governo com a aprovação de quase 100% da população brasileira. Este mesmo governo, porém, protagonizou um dos maiores escândalos (o mensalão) de aliciamento político da história do Brasil envolvendo o Poder Executivo, congressistas, empresários e líderes de partidos políticos, além de funcionários do alto escalão de autarquias federais. A este se sucederam vários outros. O último, já na reta final da campanha que levou Dilma Rousseff ao Planalto, provocou a queda de sua substituta na Casa Civil, Erenice Guerra. A corrupção também levou à prisão e, posteriormente, à cassação de mandato o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

Ainda durante a campanha eleitoral 2010, o Estado do Amapá ficou praticamente literalmente desgovernado com a prisão simultânea do governador, do presidente da Assembléia Legislativa, do presidente do Tribunal de Contas, além do ex-governador, empresários e vários assessores. Logo depois, o prefeito da capital, Roberto Góes, foi preso sob as mesmas acusações.

Em apenas seis meses, o novo Governo federal, já fez três trocas de ministros - duas delas (as de Antonio Palocci e Alfredo Nascimento) em meio a denúncias de corrupção.

De volta à taba tucuju, o presidente do maior sindicato do Estado, o dos servidores públicos da Educação (SINSEPEAP), perdeu o mandato acusado de ter dado descaminho a pelo menos R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais). Em Laranjal do Jari, um nebuloso ponto de discórdia: a compra da sede do sindicato. O imóvel, que pertencia a então representante da instituição no município, professora Elza Vitorino, foi vendido ao sindicato; e, até hoje, ela não revela a ninguém quando, como e por quanto vendeu [e, ao mesmo tempo, comprou] o referido imóvel.

Diante de tantos escândalos - se é que alguma coisa ainda escandaliza mesmo o brasileiro -, muitos se sentem tentados a perguntar: por que temos tantos governantes corruptos?

Responder tal pergunta não é tão simples. Uma das causas dessa metástase nacional, porém, está na atitude passiva - quando não omissa ou cúmplice - de nossa sociedade como um todo.

Não sejamos ingênuos [nem tão hipócritas]! A corrupção em nosso país não é exclusividade dos governantes e dos mais poderosos. Os políticos sabem que a sociedade é corrupta, mas a enchem de elogios e, demagogicamente, culpam seus adversários por todas as mazelas do país. Por outro lado, a sociedade diz que todo político é corrupto e desonesto; mas, hipocritamente, o bajula em troca de benesses pessoais. Os governantes brasileiros, com suas raras, porém justas e merecidas exceções, são corruptos porque são oriundos de uma sociedade igualmente corrupta e corruptora.

Há corrupção na política porque há corrupção entre empresários, empreiteiros, servidores públicos, educadores, profissionais liberais, autônomos, desmpregados... Há corrupção na política porque há corrupção em todos os poderes... corrupção nos esportes, corrupção na escola, na universidade, na imprensa, no sindicato, na associação de moradores... Há corrupção na política porque há corrupção nas artes, há corrupção na igreja, há corrupção na família... Há corrupção na política do Brasil, porque a malha da cultura brasileira é tecida no tear da corrupção.

Isso te incomoda? Que bom! Significa que você ainda não perdeu a capacidade de se indignar, nem a crença de que, sem a máscara da omissão e o verniz da hipocrisia, ainda é possível reverter esse quadro desolador.