ELA TEM 60 ANOS, MAS APARENTA TER 40!




Outro dia li um artigo, onde uma escritora famosa, contava que ao fazer uma palestra para um auditório repleto de mulheres, falava sobre um tema interessante, por mais de 20 minutos, sem que ninguém emitisse um som.
Mas, foi só ela fazer referência a sua idade, para que a plateia feminina, em coro fizesse uma exclamação de espanto!

O que será que aconteceu conosco?!
Corre por aí a ideia de que nunca fomos tão livres como nos dias de hoje.
Claro que, sobre certos aspectos isso é uma verdade.
Em meados do século dezenove, ainda se duvidava que a mulher tinha alma.
Nem votar tínhamos direito.
Hoje a mulher já provou que pode ocupar o posto que quiser, até o de presidenta de um país.

Agora, se sobre muitos aspectos a mulher se emancipou, sobre outros ela vem se escravizando.
A ditadura do "não envelhecer", é a meu ver uma das maiores armadilhas que a mulher se submeteu.
Principalmente em nosso país, onde o culto ao corpo é algo que vem ganhando espaço dia a dia.
Vejo mulheres comuns, tendo como referência artistas globais, e se sentem frustradas por não ter a aparência de tal artista que passou dos 60 anos, e está turbinada, corpo de 30 e rosto de 35.

Ah, quando ouço algo assim, fico com pena da mulher, que se mira em pessoas totalmente diferentes das comuns.
Mulheres que tem centenas de tarefas a executar no cotidiano.
Que no seu dia de 24 horas, sobra minguadas 6 horas de sono, e não mais de dez minutos para o banho antes de dormir, e quem sabe ainda ter ânimo de passar um creme no rosto.
A vida real de mulheres comuns, que são ao mesmo tempo: mães, profissionais, dona de casa, é muito diferente das artistas, que vivem da aparência e aceitam fazer procedimentos cirúrgicos e estéticos, para aparentar muitos anos a menos do que realmente tem.

Outro dia, fui visitar a filha de uma amiga, que fazia pouco mais de um mês, havia dado a luz a um bebê.
Ela me disse tristonha e até envergonhada: "olha como ainda estou gorda, minha barriga não voltou ao normal e nem meu peso".
Olhei bem pra ela e disse: Claro que não! Nem podia, o corpo precisa de um tempo para se acomodar as mudanças enormes que ocorrem em uma gravidez e depois em um parto, não há mágica.
Mas, o que atormenta as pobres jovens mães de hoje, é que a artista famosa teve gêmeos e depois de 15 dias, foi fotografada correndo a beira mar, com um corpo super sarado.

Ah, quando vamos acordar, nós mulheres?!
De que estamos sendo teleguiadas por padrões que nos ditam, e que a grande maioria de nós, acha que tem que seguir.

Quero dizer que não temos não!!!

Temos é que acordar e dizer BASTA!!!
A ditadura de que a mulher tem que estar assim ou assado com, 40/50/60 ou 70.
Nos miremos nas mulheres alemãs e de outras culturas Europeias. Elas focam o intelecto, prezam-se pelo que são, e não super valorizam a aparência que tem.

Por aqui, algumas de nós tem como grande trunfo em sua vida, aparentar ter 40, quando na verdade tem 60.

Mas, eu pergunto: A que isso leva?

Lenapena
Enviado por Lenapena em 27/07/2011
Reeditado em 08/11/2011
Código do texto: T3121858