A nova era

Era digital né? Tempos em que fotos não são mais reveladas (impressas, pra vc que for jovem demais). O importante é publicá-las o mais rápido possível em perfis das redes sociais. Há quem tenha recursos de fazer isso instantaneamente.

As notícias e fatos são veiculados em tempo real, de qualquer lugar do mundo. E há todo tipo de informação (?) disponível na rede. No twitter é postado desde a morte do cachorro à mensagem suicida. Estão ficando frequentes as campanhas pra arrumar amigos virtuais pra anônimos deprimidos que postam vídeo no youtube chorando porque não tem amigos. (Acredite, isso existe).

Hoje, a moda é ser conectado. Custe o que custar. Há trocentos meios. São usados note`s, celulares (e seus derivados), tablet`s, e o diaboaquatro (se na sua região não tem essa expressão, informo que significa tuuuuudo mais que existe ou vá ser inventado). Suspeito que há quem se conecte até da válvula de descarga do banheiro, a postagem é algo tipo "Estava ou estou... (complete com o que sua mentizinha conseguir imaginar), querem uma foto?". E nem falei ainda dos que acham que um perfil desses é pinico né? Deixa quieto. Dá até pra acompanhar o desenvolver do fim do relacionamento: "Ele chegou." 3 minutos depois... "Estamos tendo uma DR". 6 minutos depois... "Acho que ele não me ama mais =(" 3 minutos depois... "Ele terminou comigo" 1/2 segundo depois... "Ninguém me ama, meu mundo acabou!" Pois é.

Assistindo TV e publicando os comentários... Tá lá no desfile, show, congresso, marcha para a preservação do quiabo que não baba e da ervilha vermelha, balada, cultos religiosos e muito mais e... óbvio: conectado. Perde-se o que está acontecendo na hora lá, mas jamais a oportunidade de publicar o BABADO! "Noossa, a modelo quebrou o salto e caiu". "O cantor faltou e quem vai fazer o show é o seu Zé da barraca de pastel". "O congresso tá uma maravilha, e esse palestrante eh um escândalo, puxa a ficha ae gente, fulano de tal e coisa." “Vcs não acreditam quem acabou de passar aqui na minha frente!! TO PASSADA!”. “Vem pra cá, a festa ta bombando! Alguém acabou de ser ACERTADO POR UMA BALA PERDIDA!”. “O pastor ta pregando, ai que chato ele, fica chamando a atenção. Nossa, tem um gatinho me olhando, dps conto tuuudo” ¬¬’

Não tenho nada contra quem publica algo que suponha ser interessante para outros. Mantenho perfis em várias redes sociais e sempre que posso até posto algo no momento acontecido, por ser mais emocionante. Sua vida vc publica quando quiser, e o que quiser, por mais absurdas que sejam as possibilidades.

Preocupante é que as pessoas estão morando no ciberespaço e saindo de vez em quando pra respirar. O tão sonhado (ou temido?) mundo paralelo ta acontecendo. E temo que há muita gente por aí passando dos limites, indo nessa de que o mundo virtual é sem fronteiras. Tenho medo de onde isso vai parar. Chamam de a nova era.

Jordana Sousa
Enviado por Jordana Sousa em 28/07/2011
Reeditado em 28/07/2011
Código do texto: T3124187