Simpatia

Aos que são simpáticos.

.

Estou convicto, que a simpatia é o mais interessante de nossos sentimentos. Ela nos coloca na vida das pessoas, desprovidos de outras emoções, que não seja a de se sentir bem, e fazer o bem. É pela simpatia, que criamos laços com amarras perfeitas numa relação de troca de amabilidade, sinceridade e cooperação.

Na vida simpatizamos com coisas, pessoas, cidades, partidos políticos, animais enfim por tudo que nos surpreenda. Não é raro, ouvir alguém dizer, que não se simpatiza com alguém, por este ou aquele motivo, ainda que não se explique ou justifique. Mas é assim, basta que não goste de alguém ou algo, para a palavra simpatia vir à tona. Em muitos casos a palavra simpatia assume um eufemismo, esconderijo de uma verdade.

Assim acontece também no Recanto, onde criamos laços de simpatias, seja pelo comentário ou mesmo pela arte da criação. Às vezes há uma evolução da simpatia, e o laço se torna mais seguro. Simpatizamos com pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo e vamos “linkando” pessoas, para nossa rede de simpatia. Logo ficamos cativos a estas pessoas e compartilhamos de seus momentos, às vezes sem nunca vê-los, mas os sentimos, em cada mensagem, em cada ato de carinho.

A simpatia tem esta arte de embelezar, nos iluminar os sentimentos. Por isso não se entende, as pessoas que fazem questão de serem antipáticas. O lindo é sonhar com um mundo, onde todos se harmonizam numa verdadeira cadeia de carinho, onde cada um possa estar envolvido na promoção da felicidade e do bem estar geral, numa harmonização com o universo.

*****************************************************

Ilustro com esta bela declamação da cantora Maria Bethania em Drama do 3° Ato de 1973 ao vivo no Teatro da Praia Rio de Janeiro sobre texto de Fernando Pessoa:

"Eu quero ser sempre aquilo/Com quem eu simpatizo/E eu torno-me sempre/Mais cedo ou mais tarde/Aquilo com quem eu simpatizo/E eu simpatizo com tudo/São simpáticos os homens superiores/Porque são superiores/E são simpáticos os homens inferiores/Porque são superiores também/Porque ser inferior é diferente de ser superior/E isso é uma superioridade/A certos momentos de visão/Eu simpatizo com alguns homens/Pelas suas qualidades de caráter/Com outros eu simpatizo/Pela falta dessas mesmas qualidades/E com outros ainda eu simpatizo por simpatizar com eles/Como eu sou rei/Absoluto na minha simpatia/Basta que ela exista/Para que tenha razão de ser.”

****************************************************

Observação:

O tempo às vezes nao me permite um acesso aos amigos, e isto me angustia, mas tenho o maior carinho com todos, aqui deste Recanto dos encantos.

Toninho

26/07/2011.

Toninhobira
Enviado por Toninhobira em 28/07/2011
Código do texto: T3125037
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.