Ocasiões especiais

Minha mãe tinha o costume de reservar coisas para ocasiões especiais. A colcha mais bonita para enfeitar a cama no dia, a toalha de linho, impecavelmente engomada e guardada a sete chaves, os guardanapos combinando, a louça, talheres e copos, geralmente com bordas douradas para enriquecer a mesa. Eram objetos praticamente sagrados, pois significavam o que havia de luxo na nossa vida humilde. Sabíamos que haveria pompa, quando o ritual da retirada das peças começava a acontecer. E aí, expectativa e medo tomavam conta de mim. Expectativa pelo evento, que geralmente era um dia de natal, uma visita importante ou uma comemoração de família. Medo, porque sabia da preciosidade de cada peça, e comprometer a existência de cada uma delas, era no mínimo um sacrilégio. Acidental ou não, o prejuízo material nunca se comparava ao sentimental, que sempre era a sensação de fim de festa, uma perda irreparável, uma sensação de culpa para sempre. Cresci assim, com essa herança de pensamento, legado de comportamento que minha mãe me passou. Mas a vida me mostrou o outro lado. Aprendi que as ocasiões especiais acontecem todos os dias, e nem sempre dependem dos preparativos que a gente faz para elas. Os momentos que fazem o nosso dia a dia podem ser muito mais especiais que as datas que a gente tanto espera. E tudo aquilo que a gente tem de valor, de bonito e de requinte deve fazer parte do nosso cotidiano. A beleza da vida não deve ficar guardada em gavetas, escondida de nossos olhos. Se o que temos vai seduzir os olhos do outro e marcar a ternura ou grandiosidade de um momento, então porque não seduzir os nossos muito mais intensamente? O espelho é o reflexo do nosso corpo, mas pode tambem influenciar o nosso estado de espírito. Por isso é que eu visto as minhas roupas mais bonitas para eu me sentir bem comigo mesma e nunca para só agradar os olhos dos outros. Minha maquiagem é sagrada, me faz sentir bem e com vontade de viver. Meu perfume mais gostoso eu me dou em gotas, na intimidade de todas as noites. E à minha volta, procuro sempre harmonia com a natureza e com o ambiente, minha casa sempre pronta para uma visita ou um dia de festa. Não quero ficar guardando nada para um dia que pode nem acontecer... tudo que eu tiver de viver, estou vivendo agora e isto sim, é especial, é ocasião para guardar para sempre. Afinal, tudo que temos e somos é a nossa vida. Não existem pausas entre um momento e outro, a vida simplesmente acontece. E tornar um momento ou ocasião especial não depende dos outros ou do tempo. Depende simplesmente de nós.

maria do rosario bessas
Enviado por maria do rosario bessas em 29/07/2011
Código do texto: T3126892