AUTO-DESCONHECIMENTO

Essa prática é muito mais comum do que se imagina. Seus participantes nem sentem a necessidade de divulgá-la, pois que naturalmente se reconhecem no dia a dia sem que seja preciso usar um crachá ou algum tipo de identificação áudio visual. Seus preceitos são simples e não exigem nenhum tipo de treinamento, basta viver sem se notar, mas podemos registrar algumas dicas para aqueles que ainda não se engajaram nesse movimento:

• ACORDAR

Basta levantar-se da cama automaticamente, dirigir-se ao banheiro. Tomar banho sem notar se lavou tudo, deixe subentendido que lavou tudo direitinho e faça isso já pensando na roupa que vai vestir ou outra coisa, distraia-se durante o banho. Olhe-se no espelho sem se enxergar. Se for homem passe a mão pelo rosto para se certificar de que fez a barba e concentre-se no ônibus cheio, no transito, preço da gasolina e durante o trajeto mantenha sua atenção difusa; elabore mentalmente todas as suas ações no trabalho. Se for mulher, durante o banho, não repare no seu corpo, apenas faça as combinações de roupas com as peças que você tem no guarda-roupa ou aquele vestido da vitrine que não comprou, mas seria perfeito agora. Ao olhar-se no espelho e maquiar-se visualize o rosto de uma atriz/modelo e passe as cores de sombra e outros detalhes que você viu e tente fazer igual com a certeza de que vai ficar melhor ainda em você. Depois de vestir uma roupa completamente diferente do que a que imaginou durante o banho.

• DURANTE O DIA

Nos dias em que você acordar bem humorado, não disfarce sua mudança de humor quando algo que você sabe que vai lhe causar aborrecimento acontecer, não evite o momento nem se prepare para lidar com ele. Afinal, cedo ou tarde isso ia acontecer, então que seja logo, assim quem sabe no decorrer do dia, outra ocorrência altere o rumo das coisas. Não tente se observar no intuito de perceber o motivo que realmente está afetando seu comportamento, apenas viva, ser observador é extenuante, vigilância constante causa muita tensão. Nesses casos de contrariedade não esconda sua insatisfação, seja verdadeiro consigo mesmo e reaja instantaneamente sem pensar, ainda que as pessoas julguem o ato como falta de educação, isso é autenticidade. Já que o auto-desconhecimnto é crucial para você aceite ser imprevisível. Portanto em um momento de crise fuja (tem coisas que é melhor adiar enquanto puder) ou encontre um meio de sair por cima gritar mais alto, responder na mesma moeda (o ataque é sempre a melhor defesa), quem gosta de analisar crise é economista.

• NO FIM DO DIA

Se chegar ao fim do dia parecendo que foi atropelado por um caminhão, corpo dolorido como se tivesse tomado uma surra, não se importe, é normal, faz parte da vida, todo mundo passa por isso, ninguém é totalmente feliz,assim como ter problemas é do ser humano. Essas atribulações cotidianas são inerentes a nossa vontade, enche a cabeça das pessoas a ponto de não lembrar onde guardou as chaves, não perceber que devia ter carregado o celular antes de sair de casa, nem notar que ficaram horas sem beber água ou comer, pior, sem ir ao toalete, porque o tempo passa voando quando se realiza algo de forma tão concentrada, que as hás horas escapam despercebidas, o mundo em volta desaparece, o conjunto de tudo demonstra o quanto é possível dedicar-se a uma atividade negligenciando a si próprio. O que deve ser muito recompensador financeiramente ou no mínimo se recebe o reconhecimento de outro alguém pelo que fizemos. E depois do sol se pôr, se tornar difícil demais recordar o que se almoçou, não estranhe, mesmo que não faça nem noção de quem passou por nós ou se o que nos foi dito não faz parte nem da remota lembrança na memória. Não se assuste com nada, a vida moderna é assim, isso é ser contemporâneo.

• AO DORMIR

Merecido sono é o dos justos, dos esforçados, de todas as pessoas que tem o corpo cansado da labuta. Essa hora é a hora em que tudo é permitido, o total esquecimento ou a total recapitulação do dia. Caso lhe convenha esquecer o tal fato desagradável, esqueça também os detalhes, por considerar is o fato em si, menor demais para perder algum minuto de sono sagrado. Mas se é do tipo que se apraz em analisar, remoer, reviver tudinho outra vez; reacenda a angústia em seu coração, acalente-a; ela não entrou por acaso e você teve suas razões para se sentir assim. E quem lhe causou tal dor, deveria passar pelo mesmo, para saber o que você está passando. Certamente, não seria você louco o bastante para se causar uma mágoa a toa, um sofrimento sem propósito. Permita-se sentir raiva, sentir-se injustiçado, abandonado pela sorte. Depois de desabafar tudo ao travesseiro durma e aguarde o dia seguinte, diz a sabedoria popular que aqui se faz aqui se paga. Não se culpe por nada.

O auto-desconhecimento também nos permite cometer todo e qualquer desregramento. Abuse da comida se é o que te satisfaz, s houver alguma indigestão na farmácia é fácil encontrar medicação. Em caso de úlcera ou gastrite procure um médico. Beba até cair, se for para aliviar-se. Ressaca? Todo mundo já teve, isso passa. Cirrose? Acontece só com os alcoolatras; com o vizinho; mantenha-se no "bebo socialmente" e estará a salvo. Como você pratica o auto-desconhecimento dirija alcolizado e descubra se bebâdos tem anjo da guarda para evitar acidentes. Faça sexo desmedido impulsivo, sem dia, hora ou fidelidade, dê vazão aos seus desejos, a moda é não reprimir sua selva interior. Nem precisa se proteger com camisinha, afinal doenças venéreas, AIDS atingem só as pessoas que não tem estrela na testa, você tem com certeza.

Basta olhar para o mundo e vai ver o quanto essas ações são praticadas. Siga agindo pela existência, delegando ao piloto automático suas tarefas diárias desagradáveis, deixe que ele sutilmente assuma o papel principal da sua vida a qual não lhe pertencia de início, mas lhe será concedida pelo seu próprio detentor. Não se preocupe com os autos e baixos emocionais, esses que dizem se refletem em doenças psicossomáticas, diabetis, enfartos, tudo tem solução ainda que seja a morte; coisa que chegará a todos indiferentemente.

“Chefe-ausente” e “piloto automático” são uma combinação perfeita, dois em um, se conhecem intimamente, mas um não sabe um o que o outro faz, nem quer saber. Apesar de ambos sofrerem as conseqüências sem nada questionar. Aliene-se dos acontecimentos mundiais, dos noticiários, da política das tragédias, na mesma medida em as poucas boas notícias nada te acrescentam, não tocam diretamente seu dia a dia. “Auto-desconhecer-se” pode ser uma opção temporária ou permanente. Pode ser conveniente ignorar-se, não saber ao certo quem você é, porque você pode mudar constantemente o seu ser, sem ter que prestar contas a sua consciência dos seus erros e acertos, inclusive por não ter visto o que fazia enquanto fazia (não era você, era o automático), dessa forma não a como ser responsabilizado pelos efeitos apesar de ter que vivê-los, irremedialvemente. Teoricamente livre... O que de mal pode te acontecer?

GABI BORIN
Enviado por GABI BORIN em 31/07/2011
Reeditado em 31/07/2011
Código do texto: T3129697
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.