Megalomania do Lula Presidente

MEGALOMANIA DO LULA

“Sabão só é bom se espumar”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido pelo simplório e familiar apelido de LULA, quando no poder, adorava mencionar os ensinamentos da sua (adorada) e falecida mãe. Abro o parêntese para deixar claro que a aspa não pretende significar que ele não ame a própria mãe e sim porque são raros os filhos que citam respeitosamente seus ensinamentos, salvo como exaltação dos dotes dos ascendentes para comprovar os próprios. Aliás, ele incorporou o apelido de Lula ao nome e Lula também é o nome de do molusco Calamar, que dispõe de 10 tentáculos, característica que o influenciou na vida.

Particularmente eu também gosto de citar lições de sabedoria da minha amada e falecida mãe com o objetivo de dar ênfase a um meu artigo sobre o casamento: “Se quer conhecer o caráter da pessoa, durma com ela”, “Sabão para ser bom tem que espumar”.

A inspiração da obsessão do LULA, é que me fez fazer um exame de consciência para a minha mania de sabedoria depois de entrar numa fase adiantada da idade e conseqüente senilidade. É dispor da faculdade de, mesmo na avançada idade e praticamente um autodidata, gozar de saúde física e psíquica, com capacidade e inspiração para escrever diariamente poemas, artigos e até me revelar como inventor. Devo ressaltar que tais dotes, embora de alguma maneira admirável e que soe acontecer em muitos indivíduos, não representam motivo de ufania. O lado negativo disso é que, como não tenho amplitude para “mostrar a capacidade de “espuma do meu sabão”, fico espalhando pela Internet entre os parentes e Amigos, tais “dotes”.

Eis porque, para chamar a atenção para este escrito, que é uma confissão do meu “pecado de vaidade”, pedir perdão pela minha idiossincrasia, inclusive pela aplicação de termos verbais demonstrando erudição, estes porque meu desenvolvimento cultural teve como base o dicionário e palavras cruzadas e não porque me move o sentimento de presunção.

Contudo, o título me dar oportunidade de exaltar a megalomania e obsessão de grandeza do nosso ex-presidente. Não resta dúvidas quanto o ufanismo dele chegar a ponto de impor sua candidata a presidência, contrariando até alguns dos seus companheiros do Partido. O que deduzo é que ele, na sua megalomania de entrar para a memória como o mais bem sucedido presidente do Brasil, sobretudo caracterizado pela sua descendência, implantou, pela “caneta nas MP” uma montanha de projetos e os amarrou com leis, com aplicação futura que impossibilita sua candidata de demonstrar seus próprios méritos salvo se desejar se mostrar ingrata. Pelo menos ainda terá a opção de uma renovação de mandato para realizar seus ideais de fazer pelo seu sofrido país o que ela pensa ser bom.

Porventura, poderá se conceber, nos entre propósitos de sua intenção se ele visou o objetivo de, ao levar ao poder uma pessoa de sua absoluta confiança e que ela, envaidecida pelos sonhos pessoais, aceitou a missão, satisfazendo assim, indiretamente a continuidade do poder presidencial para gáudio pessoal do seu antecessor?

Eis uma indagação deste senil cidadão e que confessa, surgir na sua mente que, apesar dos benefícios indiscutíveis de gestão presidencial do popular LULA, exaltada pela repercussão mundial, o preocupa que, numa possível e passível nova crise mundial, tudo se transforme num castelo de areia, e o “sabão perca sua capacidade de espumar”.

++++++++++++++++++++++++++++++

SABÃO BOM TEM QUE ESPUMAR.

Meus amigos pessoais e virtuais,

E os parentes de um modo geral,

Perdoem as traquinagens deste idoso

Por que ele está retornando

Ao seu tempo de criança.

Porisso está a traquinar no lar

E pela Internet, virtualizar

Com o objetivo de fluir no seu ego,

“Sabão só é bom se espumar”.

Ele pretende, depois do seu falecer,

Ter vivido de modo a ficar lembrado,

Mesmo que só o reverenciem

Com o nome de saudade

E assim o espírito não se sentirá

Magoado e o “sabão terá espumado”

Iran Di Valença – poeta amador.31/7/2011 07:04

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 02/08/2011
Código do texto: T3134281