A SALA DE AULA

A SALA DE AULA

“Que o papel fale e que a língua se cale.” (Miguel Cervantes )

O quadro de giz, o mais antigo recurso pedagógico de uma sala de aula discute com o retroprojetor, um dos recursos mais modernos na sala de aula

QUADRO DE GIZ - Será que você não percebe que, na sala de aula, sou o objeto mais importante?

RETROPROJETOR - Ah! Coitado! Ele pensa que valor se mede com trena!

QUADRO DE GIZ - Está muito enganado. Além de ser grande, sou o objeto usado há mais tempo numa sala de aula.

RETROPROJETOR – Pobrezinho! Ele é tão antigo que está fora de moda e tão grande que não pode se locomover.

QUADRO DE GIZ – Pois é, aí está a prova do meu valor; fico parado porque já faço parte do material permanente de uma sala de aula.

RETROPOJETOR - pois esta é a minha vantagem sobre você; não fico grudado na parede, posso ser transportado com facilidade, mudando de ambiente e conhecendo gente nova.

QUADRO DE GIZ - quando chega ao final do texto ninguém mais se interessa por você; tudo já foi visto; fica num canto da sala e eu além de aceitar giz branco e colorido, posso transformar-me numa linda imagem.

RETROPORJETOR – por favor, quadro de giz, não sei como tem coragem de falar em cores na minha presença!

QUADRO DE GIZ - É, mas sou usado a todo o momento pelo professor. E ai, dele se em algumas escolas eu não existisse!

RETROPORJETOR- pois eu amenizo o trabalho do professor. Ele vai descrevendo com sua inteligência, inspirado na vivacidade das imagens, das cores e ainda não fica sujeito a vários tipos de doenças provocado pelo pó do giz.

QAUDRO DE GIZ - acho que você esqueceu de outra vantagem minha. Sou apagado sem nenhum prejuízo e mudo de assunto quantas vezes quiser.

COMPUTADOR - estive calado e rindo baixinho de vocês até agora. Não notaram a minha presença? Eu tenho tanta importância nas atividades da sala de aula, mas infelizmente o meu valor aquisitivo é muito alto e nem toda escola pode me adquirir. Quando eu apareço sou uma novidade. Ninguém precisa falar, nem escrever porque já trago tudo prontinho! Imagem, som, cores, informações atualizadas. Deixo nos alunos uma impressão difícil de ser esquecida e o professor, este me agradece a todo o momento pela minha existência. E agora, Quadro de giz e Retroprojetor, alguém se atreve a me contestar?

Moral da história: Ninguém é melhor que ninguém numa sala de aula; basta o querer fazer para acontecer. E nisto, o cidadão tem grande responsabilidade na cobrança dos seus direitos.

Em 03 de agosto de 2011

GSpínola

GSpinola
Enviado por GSpinola em 03/08/2011
Código do texto: T3137968