A merendeira e o veneno

Dentro do setor educacional cada vez fica mais visível o sucateamento da qualificação para cargos da mais elevada importância social. A estrutura educacional em todo o país prescinde de valores executivos como seriam necessários para gerenciar sistemas escolares. O tremendo impacto negativo das gestões políticos partidárias nas escolas, com seus cargos humilhantes de confiança, promove no seio da vida pedagógica a presença de desqualificados em cargos decisórios.

O gerenciamento das escolas urbanas e rurais é uma verdadeira festa de inconsequência e descaso no empurra empurra de quem é quem num sistema apodrecido pela má intelectualização de grande parte de seus profissionais. A educação virou antes de qualquer coisa um "emprego que precisa ofegar" para sentir que cumpriu sua jornada de trabalho. Primeiro aspecto onde a inteligência é suprimida dando espaço ao grande entupimento de gorduras ligadas ao conteúdo boca abaixo.

O intelectual e o professor estão atualmente desconectados e se estabelece então um conflito ligado ao complexo de inferioridade. Parte desse cenário se constitui do reflexo admnistrativo das condições de trabalho que jamais abrigaram um sisema executivo de ação técnica. Numa empresa executiva a "Licença Prêmio" não seria jamais recusada a nenhum professor por falta de substituto, obrigando professores a trocar a saúde mental do descanso por dinheiro e exaustão.

Mas quem haverá de separar educação do poder político e sua mediocridade elementar seguido das promessas de todas as legendas? O país necessita do Partido Educacional Brasileiro. Para evitar que as merendeiras recebam comida estragada e elas mesmas tenham qualificação de nutricionista para que tenhamos uma nação forte. Para que as crianças tenham um tratamento condigno dentro e fora da escola. A ignorância é um crime e quando um crime ocorre dentro da escola, como o caso do raticida empregado pela merendeira como tempero, comove a alma por que é realidade de todos os educadores. A ausência de um sistema que brilhe a inteligência antes de levar para a sala de aula anexos a pura ilusão de que estão servindo a sociedade com seu cafezinho de legenda é ainda uma meta a ser alcançada. Essa é a manchete que não sairá no jornal.

Copiar/Distribuir.

Tércio Ricardo Kneip
Enviado por Tércio Ricardo Kneip em 06/08/2011
Reeditado em 06/08/2011
Código do texto: T3143027
Classificação de conteúdo: seguro