Cisma de religioso com ateu

Os ditos religiosos cismam em dizer que ateu é sem caráter e que há na falta de deus uma carência assustadora que merece cura ou tratamento para insano. Que o ateu é alguém que sofre por não ter dentro dele uma só figura imaginária, um alter ego infantil. Os religiosos tentam levar o ateu a condição pública da humilhação, associando-o a perversões e desgraças até globais. Para eles uma pessoa sem “ilusões míticas” é alguém desprezível e de pouca inteligência. O certo é seguir como carneirinho as tradições do passado remoto sem nenhum processo evolutivo reparador das possíveis tolices que tenham praticado, e até crimes em nome das suas divindades. Todos já ouviram falar em guerras religiosas e psicopatas de todas as crenças.

Para os religiosos é sempre grande vantagem sublinhar que religião não se discute. Então os ateus preferem à filosofia como evolutivo alicerce da razão, e se alimentam dela com grande coragem, diante de gente tão faminta de imagens insólitas. Totalmente hipnotizáveis.

Se a educação desconhece como lidar com os milhares de reprovados as religiões sabem muito bem que é melhor tê-las encarneiradas nas filas da alienação, mesmo que seja para validar uma possível mudança de estado de coisa. Ganhar a paz diante dos milagres injustos: ah! Foi um milagre quem salvou o Caim, mas trinta Abéis que estavam no ônibus morreram incinerados na colisão. Essa regra de exceção que finda na quantidade é de tal monta exdrúxula que só se afirma com auxílio da lenda da sorte com auxílio da Caixa E. Federal. Exemplo: Dois milhões erraram um prêmio para que apenas cinco divinais sortudos vencessem nessa “base programada” raríssima de “acertos”.

A educação laica é científica, adulta, lúcida, menos ingênua, menos agressiva sob o ponto de vista do humanismo. Resta também declarar que ateus são obrigados a exercer o humanismo pela humildade de não ter sobre si ninguém gigantesco como guia das neuroses sentimentais. Claro que oração é poesia e para o ateu tão somente poesia. Esta clareza é fruto de grande honestidade, pois ensina o ateu é o primeiro a ensinar sua lingua a dizer “não sei” sem aturdir ilusões em vão em quem quer que seja. Ninguém sabe tudo é inventado. Ensine o seu filho a ser educado desde a primeira infância e a estudar a grandeza pessoal da vida laica. Ser um homem como os seres humanos devem ser: Humanos, finitos (até segunda ordem) e firmes contra a inata crueldade. O ser humano é o único que pode modificar a cadeia alimentar já que Zeus foi pouco franciscano na hora da criação.

Tércio Ricardo Kneip
Enviado por Tércio Ricardo Kneip em 08/08/2011
Reeditado em 09/09/2011
Código do texto: T3146798
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.