O QUE VOCÊ FARIA HOJE SE O MUNDO ACABASSE AMANHÃ?

Essa semana, numa roda de amigos, em um dos meus encontros filosóficos, poéticos e boêmios; um dos amigos lançou a seguinte pergunta: “O que você faria hoje se o mundo acabasse amanhã?”. Os nossos encontros são formados por várias pessoas de idades e mentalidades diferentes. E nesse dia tive o prazer de observar o que cada um teve a capacidade, pra não dizer a loucura de responder!

O mais jovem de 18 anos disse que iria a uma casa de lazer e ser acabaria com várias... Várias... Várias agitadoras culturais. E talvez morresse antes do mundo acabar porque permaneceria várias horas no coito. “Tadinho”, isso é o resultado dos hormônios à flor da pele!

Havia o de vinte e oito anos que disse que nadaria na espuma de uma cerveja barata e se afogaria no oceano de cerveja e nem para não ver o mundo acabar. Afinal, vinte e oito ainda é a idade da boêmia!

O de trinta e cinco anos disse que passaria na casa de sua adjacente e depois para a casa de sua hipotenusa esposa e as amaria profundamente; depois passaria o tempo brincando com seus doces e endiabrados filhos. Esse teria um considerável último dia!

O de cinqüenta e um anos – uma idade bastante irônica – disse que pegaria o seu mísero salário mínimo-capitalista-socialista-marxista-leninista-taylorista-brasileiro. Gastar o que pode e o que não pode porque o mundo vai acabar mesmo e não terá como chegar a fatura do cartão de crédito daqui a trinta dias.

Já o camarada de sessenta e cinco anos disse que se trancaria em seu quarto e teria uma crise existencial; ficaria no meio de lembranças emboloradas e fotos no qual as traças roeram as bordas. Recordando que outrora foi feliz...

O amado leitor deve estar se perguntando o que respondi. O que meus quarenta e dois anos de muita sabedoria e meninice foram capazes de responder. Disse que entraria no meu escritório, leria e assistiria tudo que pudesse nas míseras 24 horas que restasse. Iria alimentar-me culturalmente da literatura lendo: Machado, Shakespeare, Jorge Amado, Lobato, Dias Gomes e Cecília. Nem que seja a primeira e a última página eu gostaria de lê-las antes de morrer. Teria o prazer de assistir nem que seja um take do Chaplin, Spielberg, Benigni, Almodóvar, Jerry Lewis, Tornatore, Godard e d’Os Trapalhões. Se houver vida em outra dimensão acredito que chegarei preparado culturalmente para falar com os anjos das coisas boas que meu planeta possuía. Se não houver vida em outra dimensão eu só ficaria feliz por ter tido o contato com a obra de gênios da cultura mundial.

E meus colegas caíram na gargalhada...

E você, amado leitor, o que você faria hoje se o mundo acabasse amanhã?

Victor Terra
Enviado por Victor Terra em 08/08/2011
Código do texto: T3147681
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.