Memória, Mudança e Nostalgia

As pessoas mudam com o tempo. Tudo muda com o tempo! Não sei se vocês já sentiram isso antes, como se a distância tivesse transformado tudo o que ficou pra trás; e tudo aquilo que você amava já não é mais do jeito, que era o seu jeito, certo pras coisas.

É comum que as coisas e as pessoas se transformem com o passar dos dias, e isso sempre acontece, com ou sem você por perto. A diferença é que a rotina não te deixa perceber essas alterações, porque as coisas mudam sob seus olhos e você se adapta às transformações, transformando-se junto com as coisas.

Nós, seres humanos, temos a triste mania de querer reviver o passado, de olhar para as coisas que aconteceram com uma singela saudade; nostalgia de momentos que se foram... a gente nunca aprende a viver o presente!

Essa nostalgia advém de nossa eterna mania de não aproveitar o hoje, o agora, a dádiva e o PRESENTE de Deus. Galera, se eu pudesse reviver meu passado, teria tomado mil outras atitudes diferentes, teria dito mais “EU TE AMO”, teria dado mais valor a quem me amava de verdade... se ontem eu soubesse metade do que sei hoje, não desperdiçaria meu tempo com relações frias, teria dito mais “SIM’s”, teria assumido mais os meus pensamentos; teria sido mais eu.

Pois bem, está aí a dificuldade das coisas, se eu pudesse reviver o meu passado, conhecendo os rumos que as minhas escolhas e omissões deram à minha vida, teria feito tudo diferente. Entretanto, mesmo sabendo de tudo isso, continuo omitindo; continuo não aproveitando o meu presente pra dizer... pra ser mais sincera.

O problema é que a gente sabe disso; a gente sabe que as coisas mudam com o tempo; a gente sabe que só tem o presente, que o futuro a Deus pertence e o passado não pode ser revivido (talvez ele até pudesse ser vivido de uma forma diferente, mas aí não seria mais o nosso passado, mas um novo presente!).

Gente, não existe máquina do tempo capaz de apagar os nossos erros, ACORDEM! As coisas mudam, as pessoas mudam, os sentimentos mudam e tudo isso porque nós também mudamos!

Achei incrível um sentimento que tive quando tentei entrar pela porta de trás do circular e adivinhem? Agora a ordem foi invertida, passageiros entram pela porta da frente! Puts... eu já estava sentindo as coisas meio diferentes desde a ultima vez que tinha estado por aqui... meu ausentei por um mês e meio, vejam bem: UM MÊS E MEIO, e tudo, até o transporte público, estava mudado! Deu vontade de chorar, acreditam? Chorar pelo transporte público mudado... brincadeira... e como eu queria entrar pela porta de trás daquele ônibus!!!

Sabe que se tivesse acontecido essa transformações enquanto eu estava aqui, fazendo uso das portas do ônibus pra entrar e sair, eu provavelmente nem teria percebido a mudança? Mas como eu estive longe, guardei na memória as cosias do jeito que eu amava, do jeito que elas eram. E eu queria mesmo que elas continuassem sendo, mas será que eu sou ainda do jeito que eu era, ou eu mudei, como as coisas que eu amava? ... EU MUDEI!

Temos tido muito pouco tempo pra prestar atenção nas coisas que temos por perto. Temos tido muito pouco tempo pra pensar nas coisas e nas pessoas que a gente ama, do jeito que são. Nossa mania de querer construir uma máquina do tempo não leva em consideração que nós também nos transformamos com as novas experiências, portanto o passado nunca vai ser bom pra pessoa em que nos tornamos, pois ficamos cada vez mais exigentes e diferentes de nós mesmos.

Pessoas a bordo da nave, sinto informar que o passado nunca vai atender às suas expectativas. Quando a gente tenta reviver uma coisa: amor, amizade, sentimento... nunca vai ser do jeito que era antes, que a gente aprende a valorizar só depois que perde, pelo simples fato de que nós também mudamos. Agora nós sabemos o que perdemos, então vamos tentar recuperar uma coisa que... já não existe. É aquela coisa, um amor que já está desgastado nunca vai renascer das cinzas, porque já tem marcas que nunca serão apagadas, já envelheceu e ficou calejado... já não é mais parte dos nossos sonhos, porque são sonhos que se frustraram.

Eis o perigo, meu povo: viver pensando em coisas que se foram. Valorizar demais o que já não existe. Pensar que o passado e as pessoas do passado eram mais importantes do que as pessoas que você tem hoje do seu lado. Eu sei que se conselho fosse bom a gente vendia, mas aí vai um que eu aprendi a trancos e barrancos: AS MUDANÇAS ACONTECEM COM TODO MUNDO. O tempo muda tudo e nada nunca vai ser igual no dia seguinte.

Aprendamos a amar o que temos. Aprendamos a lição de ter o que amamos, de querer o que temos e de saber que o presente nunca será pior do que o passado, porque o presente a gente pode viver.

Tentar reviver alguma coisa nunca será possível, mesmo com a máquina do tempo, porque nós não conseguimos nos desvincular de nossas experiências adquiridas pela vida a fora, com o passar dos anos. Quem me dera que todo mundo aprendesse a valorizar as cosias e as pessoas enquanto elas estão por perto. A memória é uma coisa fantástica, que nos ajuda a entender em que tipo de pessoas temos nos transformado, mas ficar preso à nostalgia é mais que atraso de vida, meus caros! É, na verdade, se negar a viver.

Anja do tempo
Enviado por Anja do tempo em 11/08/2011
Reeditado em 10/09/2013
Código do texto: T3153766
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.