PAI ADJETIVADO

Sonia Barbosa Baptista

(Crônica)

Deus criou o homem, digo:

“Homem” no sentido do “Ser masculino” moldado com força, coragem, inteligência e livre-arbítrio.

Ainda menino, educado e guiado pelas mãos do pai, orgulhoso do seu filho que anda olhando de vez em quando para trás, só para ter certeza que algum amiguinho está vendo que ele está passeando feliz de mãos dadas com o seu querido pai.

Então, esse mesmo filho cresce e um dia passa a ser pai, é o ciclo da vida se completando a cada geração.

E por aí vai, o pai sendo a peça original, a figura paterna.

Há quem pensa que é fácil ser essa figura original, não é não, a vida assim mostra.

Interessante!

Todos os adjetivos de pai são terminados com o sufixo “ado”.

Assim como há o bordão de que todo escândalo no governo termina em pizza.

Na vida do pai tudo termina em “ado”.

Exemplificando:

Há o pai preocupado, cansado, interessado, safenado, internado, intimado, adoentado, injustiçado, educado, separado, desordenado, enciumado, incriminado, indesejado, drogado, desempregado, admirado.

Há também o pai abandonado nos asilos da vida.

Assim vemos que a vida dá oportunidade a cada homem de cumprir sua missão.

O importante mesmo é cada pai amar seu filho e, também aquele que foi agraciado pela bondade de coração e tomado sobre sua responsabilidade, de cuidar como se fosse o pai biológico.

O bom seria se cada pai tomasse consciência da responsabilidade que é criar o filho nos dias de hoje.

E assim dando bom exemplo, evitando certos vícios, o que seria um espelho mágico para o filho seguir.

Os bons exemplos seriam o começo de tempos melhores.

Essa será uma forma importante de amar e ser amado.

O filho pequeno, na sua inocência tem o pai como um herói.

Bom seria se no decorrer do tempo, chegado à adolescência, a admiração, a confiança continuassem lado a lado com pai e filho por toda a vida.

Então viria a certeza:

Todo pai é por seu filho muito amado.

FELIZ DIA DOS PAIS!

PARABÉNS AO MEU PAI, AOS POETAS DO RECANTO DAS LETRAS

E AOS PAIS DO MUNDO INTEIRO,

AGRADECENDO AO NOSSO PAI MAIOR, NOSSO CRIADOR.

E ÀS MÃES, QUE FAZEM ÀS VEZES DE PAI, NA SUA FRAGILIDADE MULHER, DOU OS PARABÉNS PELA FORÇA, PELA CORAGEM,

PELO AMOR E SABEDORIA COM QUE EDUCA OS SEUS FILHOS.

13/08/2011

Sonia Barbosa Baptista
Enviado por Sonia Barbosa Baptista em 13/08/2011
Reeditado em 13/08/2011
Código do texto: T3157896
Classificação de conteúdo: seguro