Barata na Gaveta

É, só pode estar na gaveta da cômoda. Agora me lembro de ter guardado ali há duas semanas. Abri a gaveta com a inocência de quem abre uma gaveta, no que flagro a corrida de uma barata daquelas magrinhas, indiscretas e inoportunas, como só elas sabem ser. Sai debaixo de uma nota velha e antiga de cinco cruzeiros (bem antiga) e aloja-se, algo assustada, creio, entre meu anel de formatura e um extrato bancário da década passada. Ah! A festa de formatura. Bons tempos, diploma na mão, anel no dedo, muitos planos na cabeça e esperança no coração.

Após a solenidade, fui comemorar com a Heleninha, boa menina, parece que se separou recentemente. Eu até que podia telefonar para ela... mas cadê a barata? Um crucifixo enferrujado (aquela cursilhista era bem chatinha ...) cinco moedas, pedaço de papel com anotações diversas, sim, ali está ela, a barata magrinha e inoportuna, agora sobre minha foto 3 x 4, bigodes alisando o meu pescoço e com uma perna sobre o bilhete da Lili, que também era magrinha e inoportuna como a barata. A Lili (ou seria Cecy?) foi um caso arrebatador; ela não tinha limites. Nossa briga culminou exatamente por causa desta gaveta que foi aberta, segundo ela, por nada! Hoje ela diria provavelmente que era para ver se tinha baratas!

Onde está a magrinha agora, não a Cecy, a barata! Uma lixa de unhas, duas tesourinhas, um grampo (a quem haveria pertencido?) - ali está ela, a barata (ou o barato), conferindo, embora sem muito interesse, meu passado guardado na gaveta e agora escalando meu requintado pregador de papéis, presente da Suzi, há três natais passados. Grande oportunidade para eu me livrar dela, não da Suzi, da barata, - é claro, porque a Suzi até hoje preenche coloridamente meus feriados grandes.

Postais para um lado, com cuidado, relógio do meu falecido avô para o outro, muita atenção. Gesto rápido e barata magrinha e inoportuna janela afora. Pronto!

Coloco o pregador de papéis utilizado como instrumento de arremessar inseto de volta na gaveta ao lado de um guardanapo de papel com o telefone da Vera Lúcia. Gaveta mais desarrumada após essa operação resgate, olho com insuspeita saudade o meu passado ali na gaveta. Mas o que é mesmo que eu estava procurando?

Karpot
Enviado por Karpot em 17/08/2011
Código do texto: T3165253
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.