DE GRÃO EM GRÃO PELO LADO FILOSÓFICO (EC)
 

De  grão em grão é o tema suscitado para esta rodada do EC,   significando   como “pouco a pouco se consegue o inteiro” Visto pelo lado filosófico podemos aplicar esse de grão em grão ou o seu significado, “pouco a pouco se consegue o inteiro”   na  caminhada do homem que, levado  pelas maravilhas do Universo começou a filosofar. A principio surpreendia-se com as dificuldades mais comuns, depois avançando passo a passo, tentava explicar fenômenos maiores, como por exemplo, as fases da Lua, o curso do Sol e dos astros e, finalmente, a formação do Universo, até chegar aos nossos dias e tornar conhecido de todos nós as maravilhas de que hoje temos conhecimento. Naturalmente esse processo não foi  e não é a construção de um pensador isolado, mas sim um somatório lento e progressivo do pensamento humano de todas as civilizações e culturas.

Neste passo a passo e ainda no campo filosófico  faz lembrar  quando começamos a estudar Filosofia, somos logo levados a buscar o que ela é Nossa primeira surpresa surge ao descobrirmos que não há apenas uma definição da Filosofia, mas várias. A segunda surpresa vem ao percebermos que, alem de várias, as definições parecem contradizer-se. Eis porque  muitos, cheios de perplexidade, indagam: afinal, o que é a Filosofia que sequer consegue dizer o que ela é?

Mas, o passo a passo continua,    e uma primeira aproximação nos mostra pelo menos quatro definições gerais do que seria a Filosofia:
Visão do mundo
Sabedoria da vida
Esforço racional para conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido
Fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas.

Assim, com a ajuda dos ensinamentos do professor  Reimberto Schmitz, o grão em grão  não serviu para encher o papo da galinha, mas sim, para enveredar pelo campo da Filosofia, que  no dizer Karl Jasper não é um credo e nele não se transforma, vive em continua pugna consigo mesma.

Este texto faz parte do Exercício Criativo - De Grão em Grão
Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/degraoemgrao.htm
 
 

 
 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 19/08/2011
Reeditado em 19/08/2011
Código do texto: T3169100
Classificação de conteúdo: seguro