Processo

“ O PROCESSO”

Tudo na vida é um processo. Na agricultura se aduba, planta cuida e colhe – um processo. Na engenharia se traça o projeto, prepara a fundação, põe tijolo a tijolo e constrói a casa – um processo. O ensino fundamental, o ensino médio, a graduação, o advogado, o médico, o administrador, resultado do processo. A paquera, o namoro, o noivado, o casamento, filhos – um processo.

Essa é a lei da vida. Sucessão de fatos, seqüência de estados, começo, meio e fim.

Nos tempos modernos, onde tudo é rápido, em tempo real, muitas vezes queremos saltar etapas do processo. Ora com êxitos e ora...

No mundo globalizado onde o homem tem pressa para chegar primeiro ao mercado, onde não se pode deixar para amanhã, onde a internet facilita a nossa vida, com a rapidez de informações e conhecimentos, às vezes é de fato necessário queimar etapas. Andar ligeiro, correr ou mesmo até voar.

Porém, são necessários sabedoria e discernimento para saber separar o joio do trigo. Há momentos que os caminhos precisam ser percorridos. E por isso mesmo se diz:

Que “a pressa é inimiga da perfeição”.

Que “o apressado como cru”

A natureza é bela e sábia. A borboleta antes de bater suas asas coloridas enfeitando e embelezando a vida, ela passou tempo certo no casulo, até chegar a sua hora de aparecer.

O filho passa nove meses na barriga da mãe. Se antes nasce, contrariando o tempo da maternidade, quantos cuidados são necessários para sobreviver, quando sobrevive.

Se você não se apressa, corre, ultrapassando a velocidade permitida, pode perder o vôo.

A pressa de ser atendido primeiro, a pressa de ser logo adulto, a pressa de ser profissional, a pressa de chegar primeiro ao mercado, faz com que o homem moderno se torne antiético, mal educado, transgredido por vezes a lei da natureza.

Ninguém mais respeita ordem de chegada, ninguém mais cede lugar pra ninguém, ninguém nem mesmo quer escutar ninguém, ninguém mais espera a hora do filho nascer.

Essa pressa traz inquietude, essa pressa é própria de vida moderna, onde o homem estressado esquece as regras mínimas do bem viver e se torna inconveniente buzinando no trânsito, atropelando pessoas nas ruas.

Interessante, é que quanto mais se ganha tempo mais se reclama de falta de tempo. Quanto mais se queimam etapas, quanto mais se conturba “o processo”, menos tempo se tem para usufruir, passear e ser feliz.

Adultos frustrados seriam crianças que não tiveram adolescência?

Será que casamentos tão poucos duradouros são conseqüências de etapas não vivenciadas?

Profissionais malsucedidos seriam alunos que queimaram etapas de um processo?

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 14/12/2006
Reeditado em 09/06/2020
Código do texto: T317757
Classificação de conteúdo: seguro