OSCAR DA EDUCAÇÃO!

Ontem, dia 22 de agosto, aconteceu uma festa incrível na Praça Tiradentes mas precisamente no Teatro Carlos Gomes.

A grande impressa não noticiou, não havia grandes artistas nem jogadores de futebol, as estrelas éramos nós, PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.

Fomos um dos indicados e ganhamos entre outros concorrentes. Eu não sei como é a premiação do Oscar de verdade, mas essa ontem vai entrar para a nossa história.

A equipe da nossa creche se juntou na casa da Alê, e lá todas viramos princesas, com lindos vestidos de gala, na sua maioria emprestado, uma querida colega que fez um curso de maquiagem, foi até lá e nos maquiou a todas.

Ao final estávamos de salto alto, cabelos lindos e vestidos maravilhosos, seguimos em direção ao local da premiação. Mas com nosso curto salário, não deu para ir de tax, e o carro do pai da Alê, não cabiam todas, fomos de ônibus. Imaginem em uma segunda feira, um grupo de seis mulheres, super produzidas, caminhando pelas ruas de Bento Ribeiro? Foi maravilhoso! Todos nos olhavam e nem ligávamos, estávamos lindas!!!

Tivemos que caminhar do Largo da Carioca até a Praça Tiradente, com saltos altíssimos, mas suportamos bem, conseguimos nos desviar das pessoas que saíam do trabalho às 18h.

A premiação ocorreu em grande estilo, e a melhor parte foi quando entre cinco concorrentes, a nossa equipe ganhou, uma colega chorou de emoção. É a primeira vez em muitos anos, que vejo o lindo trabalho feito em sala de aula, sendo elogiado e premiado em uma noite de gala.

Fazemos coisas incríveis em nosso trabalho, é preciso que a educação seja premiada, seja exposta, seja trocada e finalmente seja reverenciada, porque nada é mais importante que a educação, ninguém seria nada, se não houvesse um ser que decodificasse e transmitisse aos outros, todos os códigos da nossa cultura escrita, não haveria nenhum profissional se não houvesse o professor, Todos os professores, desdo primeiro lá na creche, quando o ser ainda é um bebê, já está sendo estimulado de forma intencional, para que sejam exercitadas e desenvolvidas todas as suas habilidades e competências, até o professor doutor nas pós e doutorados da vida, todos somos a base de todo o resto das profissões.

Não importa que não valorizem como deveriam, o que importa é que todos tenhamos essa consciência e possamos nos orgulhar muito do nosso trabalho de formiguinha.

A atual secretária da educação do Município do Rio, é iluminada, tem uma visão incrível sobre a educação, gosto muito do trabalho que ela vem realizando, acompanho de perto todas as suas manifestações sobre o que ocorre em nossas escolas e o seu ponto de vista, lúcido, mesmo em momentos de muita dor, como o ocorrido em Realengo.

Ontem ela mais uma vez foi muito feliz em sua oratória, dizendo que temos muito que melhorar, mas que estamos trabalhando para mudar a educação nas escolas públicas do Rio, estamos conseguindo, o que parece pouco, é o possível, não há saltos na educação, é preciso vencer todas as etapas, alfabetizar alunos no nono ano, não é fácil, visto que com a politica de passar automaticamente, deu no que vemos hoje, analfabetos funcionais, que foram jogados, ano após anos e no final, mal sabem entender o que leem, criar um texto então, nem pensar. Como esses jovens podem entrar no mercado de trabalho nessas condições? Não podem e acabam engrossando as filas dos desempregados, ou o que é pior, engrossando o exercito da violência.

Agora finalmente a educação pública no Rio tomou o caminho certo, recuperando os jovens com aulas dinâmicas, criativas e envolventes, os resultados ainda são mínimos, mas são positivos, se continuarmos com essa politica é provável que daqui alguns anos tenhamos um novo quadro na educação, quem sabe chegaremos perto do padrão de qualidade da educação oferecida no Sul do país?

Acredito no trabalho bonito da secretária de educação Claudia Costin.

Estamos todas felizes por essa linda festa oferecia a educação, merecemos, que todos os anos as melhores escolas e creches possam ser premiadas em um momento de alegria.

Parabéns para todos os organizadores, foram muito felizes na sua realização.

Valeu o mico de andar toda arrumada no meio da rua em plena segunda feira, foi emocionante!!! O coquetel oferecido no final foi maravilhoso, o show de música também! Nossa equipe que luta unida, finalmente teve um momento de brilho e muita alegria OBRIGADA!!!!