Um progressista no Chuí

O político discursou horas á fio. Estava no Chuí. Ouvi pelo rádio. Fico analisando sempre a retórica desses políticos altamente especializados. Primeiro ele pegou a metade sul só para ele. “A metade do sul é nossa!” e “Tal coisa nós vamos realizar aqui na nossa metade sul”. Atualmente quase todos os políticos chegam ao Extremo Sul trazendo sempre desenvolvimento. O desenvolvimento que eles comentam é ligado as grandes lavouras de arrroz, aos faustosos criadores de gado e mais recentemente os “royalties” das empresas ligadas à área eólica. São bons ventos.

Mas o político em momento algum revela os benefícios dos ventos sobre a conta da energia elétrica. Estamos esperando energia grátis, somos um município pequeno. O arroz receberá incentivo! Imensas lavouras de arroz. O povo continuará ganhando alguns empregos para uma existência com baixa qualidade de vida. Mas pol´pitico generaliza fácil. A generalização é à força da retórica.

Está na moda a luta contra as drogas. A droga não é um problema dos drogados, diz o político, é um problema de todos. Quer dizer: nós vamos ser fascistas para lutar contra elas. Nem pensar em descriminalização, direito de uma pessoa maior de idade de fumar o que bem entender. Ele pensa nas criancinhas e nos jovens, que como nossos avôs, sempre têm aqueles que começaram a fumar cedo. Sublinhou o “oxi” para elevar sua consciência de paladino.

Por fim preservou a família com todos os esforços da alma, separando os homens maus dos homens de bem. Nunca imaginou inserir em seu eleitorado um número considerável de pessoas que por milhares de razões vivem sem laços familiares. Esses não prestam. É um homem rico, confortável e desfrutando de certezas. Articulado com outros da mesma natureza rígida e certeira. A história tem dado exemplos o suficiente do que homens com esse caráter são capazes de fazer para saciar a sua sede de poder. O que passaria por progressista me chamou a atenção pela fome totalitária com disfarce de arrumação prática. Quanto à educação ele não falou nada porque a educação é mais importante do que a lei robótica da retórica.

********************************

... Na vida tem também o oxi parlamentar!

Tércio Ricardo Kneip
Enviado por Tércio Ricardo Kneip em 24/08/2011
Código do texto: T3178999
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.