Pão italiano do bairro paulistano do Bixiga

Só mesmo quem conhece o pão da Padaria São Domingos, no nosso precioso bairro do Bixiga, entende o que é alma imigrante. Alma da saudade, do jeito especial de buscar a sobrevivência além Atlântico. Alma de italiano numa São Paulo que acolhia para o trabalho esse recém-chegado com a sua grande esperança. Mas, é claro que o pão da padaria Basilicata – desde 1914 – faz parceria com as memórias, os sonhos, as construções e também os inúmeros pesadelos que os nossos antepassados tiveram que enfrentar. No Bixiga, todas as padarias com suas tradições italianas têm nas receitas das massas a quente energia da luta, a inabalável certeza da vitória da vida sobre qualquer cicatriz, o imenso amor à família junto com a mais profunda devoção à Nossa Senhora da Acheropita.

Muitas vezes fui ao Bixiga comprar pão. Antes, fui para contemplar, caminhar lentamente apreciando tudo, os detalhes, as construções, respirar profundamente o aroma proveniente das melhores pizzarias do mundo. Aroma esse carregado de orégano e manjericão. Frequentei essas pizzarias, mas eu sempre caminhei pelo bairro pronta para imaginar, observar amorosamente os cortiços, tentar visualizar o Adoniran andando por ali, conversando com os antigos moradores e sempre pronto para mais um bom samba. Há alguns anos, com a amiga Neusa Barbosa, fui procurar coisas gostosas para levar para a minha avó, de ascendência calabresa. Outras vezes, ia buscar o pão para levar para a minha tia Evelina, a única irmã do meu pai, que morava no Ipiranga. E como ela gostava daquele pão italiano! Outras vezes, levei o pão para o meu irmão, quando o mesmo morava o interior do Paraná. Pela primeira vez eu vi uma pessoa beijando o pão do Bixiga, ainda na embalagem! Compreendi perfeitamente aquela serena atitude, até porque aquele pão tem que ser beijado mesmo! Tudo ali é história construída com esmero. É só pensar no amor que os albaneses, da São Domingos, e os Laurentis da Basilicata fazem a sua arte: alimentam o seu fermento natural há quase um século! Que coisa magnífica e sublime é esse apego pelos valores culturais, pela manutenção de uma história viva, trazida pelo recém-chegado , ainda no século XIX!

O pão do Bixiga é para ser consagrado, pois nada mais humano e cristão do que partilhar o pão com as pessoas que cabem no nosso coração. Arrumar a mesa e colocar no centro o pão italiano do Bixiga é uma das maiores e mais belas declarações possíveis de amor verdadeiro.

Vera Moratta
Enviado por Vera Moratta em 25/08/2011
Código do texto: T3181920