Os caminhos do Pensamento
Da série; Aprendi com um Mestre (3).
 
 
Aprendi que o Pensamento tem vida própria e que feliz é quem consegue dominá-lo. Digo isso porque vejo pessoas que encasquetam com alguma coisa e se tornam escravos de uma obsessão. Por essa razão tento jogar no lixo pensamentos ruins que ameaçam tomar conta de minha mente e os sacudo para bem longe. Por causa disso muitas vezes sou chamada de boba ou ingênua, mas mil vezes prefiro acreditar na beleza e na bondade, esperando para enfrentar o feio e a maldade quando eles se apresentarem, embora raramente me peguem de surpresa porque sou mineira e já me habituei a confiar desconfiando. Só não fico alimentando a desconfiança.

Já observei que quando certos pensamentos não recebem um freio eles disparam com sofreguidão e o cavaleiro acaba rolando abismo abaixo. Ou então se alastram como praga e a mentira se torna verdade e muitos podem morrer por ela ou por causa dela. Eu nunca tinha pensado sobre isso até que encontrei um Mestre que me ensinou. Então eu aprendi. E entre as coisas que aprendi sobre o assunto, aprendi que a maioria dos pensamentos nem mesmo são nossos, são pensamentos alheios que assumimos como nossos e deixamos que eles controlem nossas vidas. E são esses os pensamentos responsáveis pelos preconceitos porque a maioria dos conceitos que temos sobre qualquer coisa nem mesmo são nossos e nem foram pensados através de um pensamento próprio, ouvimos cantar o galo sem saber onde, mas agimos como se soubéssemos.


Eu fico abismada ao ver a quantidade de pessoas que sabe tudo sobre tudo, mas que nunca pensou realmente sobre o assunto, simplesmente pegou um pensamento de alguém e o utiliza como seu. Não estou afirmando que todo pensamento próprio não pode ter sido pensado antes por outra mente. Estou dizendo apenas que não devemos aceitar tudo o que dizem ser verdadeiro sem antes questionarmos.  Foi assim que aprendi sobre a autonomia do Pensamento. No começo era apenas uma afirmativa de um Mestre, achei interessante e passei a observar meus pensamentos para descobrir quais deles eram realmente coisas que eu pensava e descobri que muitos não eram meus, apenas reflexos do pensamento alheio. O pensamento alheio que eu adotava como meu passava a ser meu realmente a partir do momento que eu o sentia como uma verdade inabalável já que resistia a todas as dúvidas e inquietudes, portanto nem é muito difícil ter pensamento próprio. Difícil mesmo é pensar o impensado o que acaba sendo coisa de gente muito especial, porque criar do nada não é para qualquer um.