CANJA DE GALINHA E EDUCAÇÃO NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM

Hoje eu fiquei revoltado com uma cena que vi quando estava parado com o meu carro em um sinaleiro. Havia um malabarista trabalhando enquanto o sinal se encontrava fechado em busca de algum cache por seu pequeno show, e quando digo pequeno não me refiro a qualidade e sim a duração de sua apresentação. Quero ressaltar que sou um admirador da arte circense e tenho um respeito muito grande pelas pessoas que se apresentam tanto em tendas de circo, como na rua se sacrificando de baixo de sol e chuva para conseguir o seu sustento. O fato é que ao mesmo tempo em que o artista fazia sua performance em um carro bem ao lado do meu havia um grupo de jovens dando risadas, batendo palmas em atitude jocosa e irônica em relação ao malabarista. Eu não me contive e percebendo que aqueles rapazes não cessavam, mas ao contrário, continuaram zombando do trabalhador quando ele passou para recolher o cache dos espectadores, eu abaixei o vidro do meu carro e gritei para que eles parassem e respeitarem o homem que estava trabalhando. Os rapazes, ainda sim, continuaram com a algazarra e passaram a proferir xingamentos e a fazer gestos obscenos. Eu segui o meu caminho em outra direção para evitar confusões, mas continuei pensando no que ocorrera. Primeiramente veio a minha mente a música do Gabriel Pensador, “retrato de um playboy”, que fala de um playboy filhinho de papai que não valoriza o dinheiro de seus pais, só pensa em estar na moda, baladas, bebedeiras, gosta de sacanear mendigos, joga um ovo na cara do trabalhador, e ainda gosta de humilhar a empregada de sua casa, além de outras proezas de fazer inveja àqueles rapazes.

Tudo bem, sei que existem muitas pessoas que gostam de criticar jovens dizendo que não tem respeito para com os mais velhos, professores, idosos e generalizam dizendo que a juventude está perdida. E também, há aqueles que afirmam que os culpados são os pais que por falta de tempo não educam seus filhos e permitem que os jovens não tenham limites e noções de educação. Em minha opinião nenhum nem outro estão totalmente certos ou errados. Qualquer generalização pode ser perigosa, além de ser uma forma cruel de nivelação por baixo de como está a educação em nossas famílias e até em nossas escolas. Sendo assim, eu prefiro pensar que naquele dia aqueles jovens estavam eufóricos demais por algum motivo que desconheço e perderam um pouco a noção do que estavam fazendo. E naquele mesmo dia ou no outro pensariam na importância do trabalho honesto antes de voltar a promover novamente qualquer tipo de “zoação” e zombaria para com um trabalhador, não importa do que tipo seja. Ainda mais se levando em conta que eles com certeza não gostariam nem em sonho de serem ridicularizados em seu local de trabalho, ou de saber que seus pais ou alguém que gostassem sofressem essa espécie de humilhação em serviço, e nem em qualquer outro momento. Então fica a simples mensagem deixada por nossa sábia cultura popular que diz: “canja de galinha e educação não fazem mal a ninguém”.

Fabrício S Lima
Enviado por Fabrício S Lima em 28/08/2011
Reeditado em 02/01/2017
Código do texto: T3186379
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.