O BURACO É MAIS EMBAIXO

O título parece obsceno... Será uma expressão de origem sexual? Afinal, que buraco é esse? Essa frase se aplica tanto a homem como à mulher? Anatomicamente, nosso corpo tem vários orifícios. Isso qualquer criança sabe! Alguns em cima, como a boca; outros embaixo, como os órgãos genitais. O primeiro permite falar, beijar, comer... O segundo, entre outras coisas, permite o prazer da penetração.

Será que se um homem diz que "o buraco é mais embaixo" é porque quer levar a mulher para a cama? Será que tem uma origem pornográfica e obscena? Bem, eu não acho que seja! Para mim, "o buraco é mais embaixo", ou seja, tem várias conotações. Pode ser usado, por exemplo, quando quiseres ajudar um bêbado a acertar a chave na fechadura; quando alguém te perguntar onde é o campeonato de buraco que fica no final de uma descida; se teu namorado fica só cutucando teu umbigo...

A expressão pode ser chula e ter segundas intenções mas, na verdade, quer dar a entender que determinada pessoa tomaria uma atitude diferente, mais rígida, frente à determinada situação. Segundo o dito popular ela estaria ligada a "cavar buraco com algum objetivo". Tem um conto sobre uma cidade onde não havia água e chamaram um homem para cavar um poço. Mas, por mais que ele furasse em vários lugares, não encontrou água. Então apareceu um morador (sempre existe alguém para dizer que faria melhor!), e disse:"Se fosse eu cavaria mais fundo, porque comigo o buraco seria mais embaixo".

Verdades ou não, o fato é que a expressão pegou e é largamente usada no Brasil, com as mais diversas conotações.

Agora, se você caiu no buraco, literalmente, o negócio é gritar pedindo ajuda. Mas se está no buraco figurado, só existem duas saídas e dependem de ti: ou continuas afundando sempre mais ou, tenha fé, creia em teu potencial e comeces a subir. Quando se chega ao fundo do poço e não tem mais onde escavar, o melhor a fazer é olhar para cima, ver o azul do céu e sentir que ainda há esperança.

Giustina
Enviado por Giustina em 28/08/2011
Código do texto: T3187910
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.