Gosto de aniversários!

Amanhã é meu aniversário. Gosto de aniversários. Lembro-me de uma pergunta que me foi feita quando revelei minha simpatia por aniversários. Perguntaram-me se gosto de ficar velho. Nunca havia pensado nisso. Na verdade até o momento em que me fizeram a tal pergunta eu não tinha me dado conta de que estou ficando velho.

Percebo então que o Rubem Alves estava certo ao dizer que “a celebração de mais um ano de vida é a celebração de um desfazer, um tempo que deixou de ser, não mais existe.” Olho minha caixa de lembranças e me deparo com um passado que nunca mais será. Quando me perguntaram se gosto de ficar velho, me fizeram entender que gostar de aniversários não tem haver com gostar de envelhecer ou não, mas sim de estar vivo.

Claro que o ficar velho às vezes pode se tornar chato, entediante. A cada ano que se passa já não se têm a mesma preocupação com festas, presentes, com todo o ritual por de trás dos aniversários. Quando se vai envelhecendo, os aniversários se tornam dias normais. As felicitações ficam cada vez mais automáticas, ainda mais agora com as redes sociais, basta entrar e deixar algum recado e pronto, papel cumprido.

Mas não pra mim, ainda sinto aquele frio na barriga que toda criança sente na noite anterior ao seu dia, sonho com o que virá, passo o dia imaginando o que estariam tramando para me surpreender, afinal, “existe apenas uma idade para sermos felizes, apenas uma época da vida de cada pessoa em que é possível sonhar, fazer planos e ter energia suficiente para os realizar apesar de todas as dificuldades e todos os obstáculos” (Quintana). Aniversários são mágicos, pois nos dão a esperança de que algo incrível pode acontecer. Embora a cada ano que passe meu aniversário vá perdendo o brilho que tinha em minha infância, aquele cerimonial, a preocupação em dar presentes, tudo para que o dia se torne especial. Ainda assim, eu continuo gostando de aniversários. Gosto de aproveitar cada minuto desse dia que me lembra que existo, que marca minha caminhada para ser quem sou. Gosto de ficar com as pessoas que gosto. Gente que se reúne em torno de mim sem cerimônias. Que expressam a felicidade pela minha existência. É... Eu gosto de aniversários.

Posso estar ficando velho, mas ainda assim, celebrarei como criança cada 31 de agosto, pois gosto de existir.

Ismael Braz
Enviado por Ismael Braz em 30/08/2011
Código do texto: T3191175