ALFAMA

     Uma viagem profissional, mas não sem os prazeres turísticos, levou-me a Portugal. Foram dezoito dias participando de um curso e, nas horas vagas, conhecendo além da capital dos portugueses, a cidade do Porto e Coimbra.

     O impacto que Lisboa causa aos visitantes é tão grande quanto o fascínio. Especialmente para quem chega de uma cidade como Brasília. O contraste é gritante. Lisboa é uma cidade antiga, (Já que não é a Cidade Eterna). Mas quando se chega lá entende-se melhor o que diz aquela música: "Lisboa velha cidade, cheia de encanto e beleza..." Por todos os cantos, ruas e vielas, vê-se marcas do passsado. E eles preservaram tudo, tudo mesmo ao estilo clássico, colonial, barroco.

     Alfama tem um cheiro característico. Um dos bairros antigos mais tradicionais, tem uma vista belíssima de longe. Mas as ruas são estreitas, tortuosas e cheias de ladeiras. Um mau cheiro vem da maresia e se mistura com o dos esgotos nas vielas seculares. Mas Alfama também é repleta de atrações, muitos turistas. Muitos invasores ocupando prédios antigos. Com um um ar poético, "Alfama não cheira a fado, cheira a povo e a solidão", como diz um dos fados de Amália. Foi lá que a maioria dos fadistas fez carreira, e onde cresceu Mariza, uma fadista da atualidade, que também veio a Brasília.

     MOURARIA, sim, é o próprio fado. Mouraria de Severa, da "velha Rua da Palma". Mouraria onde Amália Rodrigues, começando a carreira, cantou e encantou. Há o busto dela numa das ruas. Mouraria é passado e o passado é uma canção triste, isto é, um fado saudosista, fatalista. Em Mouraria respira-se fado em todos os becos. Numa das casas de fado está escrito:

"Quem o fado calunia não entende
Os encantos das vielas de Lisboa
Ser fadista não se estuda nem se aprende
Nasce logo quando nasce uma pessoa."


(Trecho de um dos fados de Amália). Ali é como se ela não tivesse morrido.

     BAIRRO ALTO - Próximo a Alfama e Mouraria. Prédios antigos, ruas estreitas, visão para o mar. Bares, casas noturnas, como em Mouraria.

     O centro da cidade de Lisboa é cheio de monumentos, arquitetura colonial e antes dela. Mas a cidade não é tão bonita no seu conjunto. Há locais pitorescos, como a Casa de Fernando Pessoa, os cafés etc. As casas de fado, muitas concentradas nos bairros antigos, mas as melhores estão nos bairros modernos. O fado também mudou, como o tango argentino depois de Piazzola. Muitos falam mal de Mariza porque ela não segue o fado tradicional. Usa outros instrumentos para acompanhá-la. Dulce Pontes é A FADISTA, substituta de Amália. Uma voz incrível! A RTP - Rádio e Televisão Portuguesa, é muito boa. Há anualmente concurso de fados e jovens adolescentes concorrem.
Depois falarei de Coimbra e Cidade do Porto.


OUÇA >
 
 
http://www.youtube.com/watch?v=uNFCz2dSZ4s

LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 04/09/2011
Reeditado em 05/09/2011
Código do texto: T3201110
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.