A Verdade

Exprimindo-nos francamente mostramos respeito pelos outros e pela nossa liberdade.

É difícil ensinar a verdade.Em muitos casos-todos recordamos de quando éramos crianças-é mais cômodo mentir,ou mesmo silenciar,nada dizer,esconder.Mas,a força da verdade está no fato de que se dissermos mentiras,poderemos ser desmentidos pelos próprios fatos.E,assim,se pretendemos sustentar que é melhor escolher a estrada da verdade ao posto daquela do engano,da ilusão,e pretendemos educar nossos filhos em tal propósito,precisamos compreender como estão as coisas.Porque as coisas,em alguns casos,se revoltam contra nós,contra aquilo que dizemos falsamente,e nos acusam de haver feito com a sua simples presença.E mesmo num ambiente onde impera a opinião,como arrisca de ser o nosso, pode-se sempre levantar uma criança e,contrariamente aquilo que lhe dizem,afirmar que não é bem assim. É difícil ensinar a verdade,apesar da ajuda dos fatos cotidianos em si.Mas,ensinar a ser sincero é ainda mais difícil.Porque, se dizer a verdade é afirmar como é a situação- dizer o que é,e dizer o que não é simplesmente, seguindo uma célebre máxima de Aristóteles-ser sincero significa escolher uma outra forma de concordância:aquela entre o que pensamos e o que dizemos.E,se no final,quando não dizemos a verdade são as coisas em si a nos desmentirem,mais complicado que no caso quando somos não verdadeiros,é a experiência de sermos desmentidos por nós mesmos.Porque não se trata de dizer o falso,mas de ser falso.Há certos sinais físicos que revelam a falsidade:há um desequilíbrio interno que é perceptível aos mais atentos,por exemplo,um repetitivo piscar de pálpebras,índice da insegurança,o tornar-se vermelho pela vergonha.Tudo isso,porém,é muito fácil de ser controlado.Os políticos na televisão o fazem melhor que ninguém. Se portanto,a verdade é uma virtude que nos diz profundamente respeito,e,se nesse caso,somos nós a sermos juízes de nós mesmos-na medida em que somos nós em primeiro lugar a termos os instrumentos para julgar a coerência do nosso comportamento-então devemos nos perguntar:como é possível favorecer essa tal coerência?Como é possível ensinar a criança desde cedo a dizer o que pensa?Como podemos fazer mesmo num contexto,no qual não somos 100% verídicos,é difícil sermos descobertos? O antagonista da verdade é a hipocrisia que indica um comportamento no qual a aparência,o nosso modo de reagir,de agir não corresponde aquilo que realmente somos.É necessário compreender,entretanto,que não ser hipócrita não significa dizer tudo e sempre,com propósito e despropósito.O contrário da hipocrisia não é a falta de educação.A própria verdade uma vez escolhida vai cultivada e expressa de forma inteligente.Porque franqueza não quer dizer imprudência.Mas,por que exatamente escolher fazer corresponder aquilo que se é com o que se diz e se faz?A resposta a esta pergunta nos ensina a por fora do jogo toda e qualquer manifestação de dissimulação.Praticando a sinceridade,de fato, demonstramos de não nos envergonharmos daquilo que somos.Sendo verdadeiros reconhecemos viver num contexto no qual nos é permitido manifestar liberamente o nosso ser.Exprimindo-nos francamente mostramos respeito por quem acolhe as nossas idéias.Logo,serenidade referindo-nos a nós mesmos,reconhecimento no confronto da liberdade de expressão que possuímos,respeito pelos nossos interlocutores.Tudo isso vem quando somos sinceros.Nem sempre,certo,é oportuno ser.Nem sempre nos vem concedido.Nem sempre temos a coragem de expor as próprias convicções.Mas,um comportamento honesto,franco,aberto, talvez seja aquele que melhor nos caracterize como seres humanos.Demonstra isso a nossa capacidade de entrega e doação nas diferentes formas de como nos relacionamos com o próximo.

Esclarecimentos

*Dos blogs que visitamos:

Muitos.Atualmente de modo mais eficiente pelo feedreader.

Não lemos todos.Lemos mais do que os que estão na slidebar.Mas esses são os os que marcaram por algum motivo.

*Do design do blog:

Vivemos mudando e já dissemos isso antes.Aproveitamos também esse espaço pra fazer prática com o photoshop(um programa de fotografia digital fascinante).

*Dos comentários:

Não tivemos ainda necessidade de fazer moderação. Respeitamos a opinião de quem nos lê como pretendemos também ser respeitados pelo bom senso nas nossas escolhas de como e do que postar sendo este simplesmente um babyblog.

Viva a liberdade de imprensa e opinião que a Internet nos dá!Procuremos pois ser cautelosos no seu uso.

Bergilde
Enviado por Bergilde em 05/09/2011
Código do texto: T3201895
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.