PAPO CABEÇA E PAPO FURADO

Zen, Zen

Prá onde o gesto vai

A cabeça foi, eh!

Foi mas já vem...

(Papo Cabeça - Chico César)

Cabeça tem papo? Ou o papo é que tem cabeça? O papo cabeça tem cabelos ou é careca? A cabeça com papo funciona melhor? E o papo sem cabeça, como será que é? Confusão danada! Cabeça todo mundo tem, até as minhocas... Papo, literalmente, quem tem são as aves. E papo figurado, os humanos. Apesar que as araras, papagaios e caturritas, além da cabeça têm papo. Então elas têm um papo cabeça? E o homem, que não tem papo, pode ter um papo cabeça? Chiii, que confusão! Em vez de papo cabeça, isto aqui está é dando nó na cabeça... Falando sério (sem plagiar o Roberto Carlos) a expressão papo cabeça surgiu nos anos 70, significando uma conversa racional, inteligente sobre assuntos em que as pessoas têm afinidade, como política, leitura, sociedade, música e cultura em geral. É aquela conversa que começa meio despreocupadamente, mas se estende por horas, sem que ninguém se aborreça. A palavra papo, que tem a sua origem no papo de aves, descreve tanto o ato de conversar como também a qualidade da conversa. Por outro lado, existe o papo furado que é conversa fiada, conversa mole. Será que existe conversa dura? Se papo furado é conversa mole, então a conversa dura deve se o papo cabeça. Pelo menos daqueles que têm a cabeça dura... Cabeça dura de entender ou anatomicamente dura? Hora de parar, senão recomeço tudo outra vez. Já estou rodando em círculos...

Giustina
Enviado por Giustina em 05/09/2011
Código do texto: T3201937
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.