Gralha Azul, a maravilha de uma lenda
 
Era negra. Dormia no galho de um Pinheiro, quando foi acordada pelos golpes do machado. Assustada, voou para as nuvens para não ver o extermínio do pinheiro, quando uma voz pediu que voltasse para os pinheirais em recompensa seria vestida toda de azul e passaria a plantar Pinheiros. A gralha aceitou a missão e foi coberta de plumas azuis, menos a cabeça. Retornou aos pinheirais e passou a espalhar a semente da Araucária, conforme o desejo divino.
Lenda ou não, realmente é a responsável pelo nascimento do Pinheiro. Ela procura um lugar correto, enterra o pinhão, batendo com o bico,inclusive, camufla o lugar para não ser encontrado, com folhas.
 
A gralha Azul foi escolhida como símbolo do Paraná e, Curitiba, sua capital, que em Tupi-guarani Curi significa Pinheiro e Tiba, abundância, lugar de muitas coisas.
Daí o nome CURITIBA, lugar onde existia muitas Araucárias (Pinheiros).
 
O Estado do Paraná possuia uma área de a 80 mil kms quadrados de matas cobertas de Araucárias (Pinheiros) atualmente, chega apenas a 4% dessa área.
 
A beleza da lenda e o fato real de que a Gralha Azul participa do reflorestamento do Pinheiro, não impediu que o homem, com a sua ganância desenfreada quase levasse ao extermínio o Pinheiro no Paraná.
 
Será que um dia, aprenderemos a respeitar, amar, valorizar a natureza, da mesma forma que a Gralha Azul? 

verdades e mentiras
Enviado por verdades e mentiras em 05/09/2011
Código do texto: T3202510
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.