“MÁGOA”

Como faz mal ao nosso coração esse guardar de rancores, de mágoas, de sentimentos que sem querer toma conta de nós e aperta nosso peito!

Mas na maioria das vezes é muito difícil, por mais que você queira, expulsar essas sensações íntimas que nos abate, que nos derruba, nos faz frágeis e contrários aos ensinamentos de Jesus Cristo.

-Não guardar mágoas – já dizia minha avó - Isso só prejudica nossa saúde e abala a nossa fé.

E o que fazer para não deixarmos nos abalar por esses sentimentos?

Desabafar, soltar o verbo, dialogar, conversar, expor os problemas que nos magoaram... que nos desgostaram...que nos entristeceram. Com toda certeza, assim ficaremos mais tranqüilos, mais serenos, menos agitados.

È muito próprio do ser humano guardar o que é ruim e que deveria ser descartado, mas o interessante é que muitas vezes esses sentimentos também nos fazem refletir e até quem sabe, crescer.

Mágoa é dor. Sentimento de tristeza, pesar; desgosto, ressentimento.

A palavra, que tem origem no latim macula, representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento. É um descontentamento que, embora freqüentemente brando, pode deixar resquícios que podem durar um bom tempo.

Por vezes é possível perceber esse sentimento no semblante, nas palavras e nos gestos de uma pessoa.

Quanto mais tempo a mágoa permanece dentro da pessoa, mais ela corrói, desgasta, traz ruína e destrói seu portador, seja mental, física ou psicologicamente.

O ódio implica numa mágoa crônica que gera o desequilíbrio interno corporal, “mais compatível com o câncer, com arteriosclerose, com a diabetes e com a hipertensão crônica” afirma o psiquiatra G. J. Ballone, em “Raiva e ódio: emoções negativas”, encontrado no site http://www.psiqweb.med.br.

-Alguns estudos médicos e psicológicos revelaram que raiva e hostilidade duradouras são prejudiciais à saúde cardiovascular - afirma Fred Luskin, tais como nos motivos apresentados nos exemplos abaixo:

-Hipertensão arterial: por causa da contração dos vasos sanguíneos.

-Arritmias cardíacas : por causa da estimulação simpática ou parassimpática.

-Trombose e oclusão das coronárias: devido ao aumento da agregação das plaquetas e mobilização das placas de gordura.

-Infarto do miocárdio: devido à oclusão das coronárias ou aumento do consumo de oxigênio pelo miocárdio.

Outras enfermidades também podem ser acentuadas ou causadas pela mágoa e pelo rancor, dentre elas estão: dor de cabeça, dores musculares, fibromialgia, gastrites e úlceras, problemas intestinais, problemas de memória, problemas de pele, queda na imunidade, vertigem, doenças alérgicas, como a asma, por exemplo e a depressão. A depressão é fator de risco tanto para as doenças cardíacas como para o derrame cerebral.

Portanto, reflita sobre suas histórias de mágoas, propicie que elas se transformem em histórias de perdão. Perdoar faz bem em todos os sentidos, faz bem ao corpo, à alma e principalmente enriquece nossos relacionamentos.

Cuide-se! Abra o coração para a uma vida feliz, tranqüila, em paz.

Sem mágoa!

Dia 22 de agosto: Dia do Escritor Louveirense.

Ademir Tasso
Enviado por Ademir Tasso em 06/09/2011
Código do texto: T3204700
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.