O Dilema do Idoso no Brasil (Cronica n° 1)

"O Dilema do Idoso no Brasil" CRÔNICA Nº. 1

Devido à falta de princípios básicos: (éticos,morais e religiosos), a nossa sociedade ainda não esta preparada culturalmente para lidar com nossos idosos. Primeiramente os nossos cidadãos ao atingirem

a senilidade, são visivelmente rejeitados, menosprezados, por muitas vezes desrespeitados, onde quer que estejam, ou seja, nas ruas, nas praças, nos pontos ônibus, dentro das conduções, nas filas dos hospitais, das instituições públicas e bancárias, isto tudo motivado pela ignorância discriminatória e preconceituosa de um povo que não foi ensinado a dar o devido valor e ter o respeito `a aqueles que muito já fizeram por essa atual" SOCIEDADE," que trata o idoso como coisa descartável "Que já não serve mais"!...No Nosso país, as pessoas ao atingirem aos 40 ANOS, já são rotulados como Velhos, são os "COITADOS"!.. Principalmente se estiverem desempregados, as portas do mercado de trabalho, já estão fechadas para eles, pois já estão fadados a serem os mais novos miseráveis. Todos aqueles idosos que ainda tem a sorte de se aposentar, são usurpados pelo Poder Público, que ainda retiram dos seus minguados salários, vários benefícios adquiridos no decorrer do desempenho de suas atividades tais como: auxilio alimentação, auxilio refeição, auxilio a distancia, auxilio transporte, gratificação por desempenho de função e outros direitos sazonais; Os quais, ao invés de serem incorporados aos salários como premio por terem vencido mais uma etapa na vida, são simplesmente arrancados dos holerites e "extintos"!... Como se fosse a última bofetada de honras ao mérito, pelos serviços prestados a pátria. Nossos governantes: nada têm feito para amparar e proteger nossos idosos, visto que estes não podem contar com programas da política-nacional, para moradias, abrigos, asilo, saúde geriátrica e da longevidade, isso nem existe; campanhas educativas para resgatar a cidadania do idoso, nunca foi pensado. Na verdade os nossos velhinhos estão condenados a morrer a míngua!.. Relegados ao desprezo e abandono!.. Eles que ainda são: A RESERVA MORAL DESTE PAÍS!... Lembramos: Aos jovens; que o poeta já dizia: "Pois lembra-te que se hoje es moço, serás velhinho amanhã"!.. Respeitar o idoso É respeitar a si mesmo. Defensoria Pública: Que se cumpra e que se faça cumprir o Estatuto do Idoso.

THEO THEOPHILO

TheoTheophilo
Enviado por TheoTheophilo em 08/09/2011
Reeditado em 08/09/2011
Código do texto: T3208422
Classificação de conteúdo: seguro