A zombaria

Para mim, um grande defeito é o de zombar dos outros. Trata-se de uma prova de grande insensibilidade e desrespeito para com o ser humano, seus sentimentos e aquilo que é importante para ele. Se você ri dos defeitos dos outros, você mostra que é arrogante, esquecendo que até você os tem e o hábito de mangar já é um deles. Ninguém é superior para se permitir rir dos defeitos ou erros alheios.

Pior mesmo é quem ri daquilo que nos causa dor. Chega a ser monstruoso uma pessoa que se diverte e faz piadas com o que nos leva às lágrimas. Penso em quando meu gato foi morto por um pitbull. Até hoje, uma pessoa, cujo nome não direi (apenas digo que é da família), faz piadas com a tragédia, dizendo que vai me arrumar emprego para ser babá de pitbull. Gente assim enoja, dá raiva. Mostra que não se incomoda com o nosso bem-estar emocional. Quem ri e caçoa, acaba sozinho. Quem é que quer desabafar ou dividir segredos com gente insensível, grosseira e que não liga para nossos sentimentos?

Não zombe dos outros se você não quer que se afastem de você. Quando alguém erra, não devemos rir dos seus erros. Isso faz a pessoa se sentir exposta e ridicularizada. Pode ser que você não ache nada demais, mas a pessoa pode ser muito sensível e temos que aceitar o fato de que nada nem ninguém vai se adaptar ás nossas vontades e gostos. As pessoas podem ser diferentes e o que para nós é bobagem, para elas, pode ser muito sério. Então, cuidado antes de rirmos. Principalmente se naõ conhecemos bem a pessoa.